AUTOCONCEITO E DESEMPENHO ACADÊMICO EM ALUNOS DE PSICOLOGIA

Autores/as

  • Adriana Cristina Boulhoça Suehiro

Palabras clave:

Autoconceito, Desempenho Acadêmico, Ensino Superior.

Resumen

O autoconceito tem sido estudado nas diversas áreas da Psicologia em virtude da importância que assume na compreensão do processo do desenvolvimento humano. Tendo em vista a relevância do autoconceito na vida de um indivíduo, o presente trabalho objetivou verificar a relação existente entre o autoconceito e o desempenho acadêmico em estudantes do ensino superior. Fizeram parte desse estudo 142 estudantes do segundo e oitavo semestres do curso de Psicologia, com idade entre 17 e 58 anos, dos períodos diurno e noturno de uma Universidade particular do interior paulista. Os estudantes que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido preencheram, em horário de aula previamente cedido pelo professor, um questionário de identificação dos sujeitos e, em seguida, a Escala Reduzida do Autoconceito – ERA. Os principais resultados obtidos evidenciaram a existência de indicadores de correlação entre o autoconceito e o desempenho acadêmico, todavia esses resultados não nos permitem concluir definitivamente quanto à existência dessa correlação. Talvez esses resultados sejam decorrentes de um tipo de avaliação que não discrimina os alunos ou os diferencia muito pouco.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-11-01

Cómo citar

Suehiro, A. C. B. (2017). AUTOCONCEITO E DESEMPENHO ACADÊMICO EM ALUNOS DE PSICOLOGIA. Psicologia Argumento, 24(44), 65–72. Recuperado a partir de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/20135

Número

Sección

Artigos