A INTELIGENCIA PRÁTICA NA ESCOLA

Autores/as

  • Emilio García García
  • Elizabeth Carvalho da Veiga
  • Lourdes Martínez Pérez

Palabras clave:

Inteligência, Inteligência prática, Inteligências múltiplas, Cognição, Metacognição, Modularidade da mente

Resumen

Neste trabalho, analisamos os objetivos prioritários da educação na sociedade do conhecimento nas primeiras décadas do século XXI. Propomos o ensino-aprendizagem de novas competências mentais como: aprender a conhcer, a fazer, a querer, a sentir, a conviver, a ser. É necessário uma teoria da mente que incorpore os conhecimentos disponíveis nas ciências cognitivas, em particular a neuropsicologia. Comentamos a Teoria Triárquica das Inteligências de Sternberg e a teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner. Ambas teorias pretendem superar os modelos unidimensionais da inteligência e oferecer uma teoria mais integradora da mente. As duas teorias fundamentam um programa para desenvolver a inteligência prática e elaborar estratégias de intervenção eficazes em diferentes contextos: familiar, escolar e social. Analizamos criticamente o Programa de Inteligência Prática que consideramos muito importante e que temos adaptado, aplicado e avaliado nas pesquisas e teses doutorais

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Biografía del autor/a

Emilio García García



Publicado

2017-10-27

Cómo citar

García, E. G., da Veiga, E. C., & Pérez, L. M. (2017). A INTELIGENCIA PRÁTICA NA ESCOLA. Psicologia Argumento, 23(41), 75–88. Recuperado a partir de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/20119

Número

Sección

Artigos