Consciência morfossintática e ortografia do português em crianças bilíngues francês/português

Autores/as

  • Sandra Regina Kirchner Guimarães
  • Berenice Marie Ballande Romanelli

Palabras clave:

Consciência morfossintática. Ortografia. Bilinguismo.

Resumen

O contato entre diversas culturas oferece novas possibilidades de um aprendizado que é permeado pelo fator linguístico. O objetivo do presente estudo foi investigar a relação entre a consciência morfossintática e o desempenho na escrita (ortografia) do português em crianças bilíngues (francês/português) de língua materna francesa. A pesquisa teve um caráter exploratório e utilizou como perspectiva teórica o aporte da psicologia cognitiva, envolvendo, sobretudo, os estudos acerca da metalinguagem. Participaram do estudo 12 crianças, com idade entre 6 e 11 anos, que estão aprendendo o português em uma escola francesa de Curitiba, PR. Os dados foram coletados por meio de uma prova de ditado de palavras isoladas e seis tarefas de avaliação da consciência morfossintática. Tinha-se como hipótese que os escores nas tarefas que avaliam a consciência morfossintática teriam uma correlação positiva com o desempenho na ortografia do português. O teste de correlação de Spearman mostrou que o desempenho em ortografia correlaciona-se positiva e significativamente com o desempenho em quatro das tarefas aplicadas. É possível que esse resultado tenha sido influenciado pelo número restrito de participantes. Os resultados revelam que o desempenho nas provas aplicadas está relacionado ao tempo de contato das crianças com a língua portuguesa, mas não são conclusivos em razão do número reduzido de participantes desta pesquisa. Sugere-se a realização de novos estudos que envolvam um maior número de participantes e investiguem outros fatores que influenciam o processo de aprendizagem de uma segunda língua.

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Publicado

2017-11-24

Cómo citar

Kirchner Guimarães, S. R., & Ballande Romanelli, B. M. (2017). Consciência morfossintática e ortografia do português em crianças bilíngues francês/português. Psicologia Argumento, 29(64). Recuperado a partir de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/20105

Número

Sección

Artigos