Estresse em docentes universitários da saúde: situações geradoras, sintomas e estratégias de enfrentamento
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicol.argum.31.075.DS04Palabras clave:
Violência, Saúde da família, Educação médica continuadaResumen
O estresse relacionado ao trabalho é compreendido como uma resposta às situações em que a pessoa percebe seu ambiente de trabalho como ameaçador às necessidades de realização pessoal e profissional e/ou a sua saúde física/mental, prejudicando a interação com o trabalho e com o ambiente. Este estudo teve como objetivos analisar as situações geradoras do estresse ocupacional, os sintomas e as estratégias de enfrentamento em docentes universitários da área da saúde, em uma instituição de Ensino Superior. Foram entrevistados, entre outubro e novembro de 2009, 18 professores, sendo 12 do sexo feminino e seis do masculino, com idade variando de 36 a 66 anos. Para levantar as situações geradoras de estresse e as estratégias de enfrentamento, foi aplicada uma entrevista semiestruturada. Os sintomas de estresse foram obtidos por questionário. As entrevistas foram analisadas por meio da análise de conteúdo temático e os sintomas de estresse, em frequência simples, foram relacionados aos demais achados. Com os resultados, percebeu-se que as situações geradoras de estresse foram lidar com alunos despreparados; sobrecarga de trabalho; contexto da universidade; preocupação do docente com a aprendizagem do aluno e prazos institucionais. As estratégias de enfrentamento mais utilizadas foram: autocontrole; suporte social; resolução de problemas e reavaliação positiva. Dentre os principais sintomas de estresse encontrados destacam-se a tensão muscular, problemas com a memória, insônia, cefaleia, perda do senso de humor, sensação de desgaste físico, irritabilidade, sensibilidade emotiva excessiva e ansiedade.Descargas
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Publicado
2013-11-24
Cómo citar
Sanches, E. N., & France Santos, J. D. de. (2013). Estresse em docentes universitários da saúde: situações geradoras, sintomas e estratégias de enfrentamento. Psicologia Argumento, 31(75). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.31.075.DS04
Número
Sección
Dossiê
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