ENCONTROS E DESENCONTROS NA IDENTIFICAÇÃO DOS INDICADORES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

Autores/as

  • Susana Graciela Pérez Barrera Pérez

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.7582

Palabras clave:

Altas Habilidades/Superdotação, Inteligência, Instrumentos de identificação,

Resumen

A inclusão mais clara dos alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) nas políticas públicas educacionais brasileiras tem levado a um crescimento na procura e uso de instrumentos para a identificação dos indicadores de AH/SD, tanto no ensino regular quanto no Atendimento Educacional Especializado em salas de recursos multifuncionais, conforme determinam os documentos mais recentes. Um dos instrumentos utilizados para a identificação desses indicadores em alunos do Ensino Fundamental é a Lista de Itens para Observação em Sala de Aula, formulado por Guenther (2000, 2006) para ser aplicado no contexto escolar. Entretanto, na prática, o uso desse instrumento tem sido associado a referenciais teóricos de inteligência não compatíveis com os pressupostos que embasam esse instrumento, o que traz, como resultado, a identificação, prioritariamente, de um único perfil de alunos, os do tipo acadêmico em áreas valorizadas pela escola, e de outros que, mesmo apresentando um bom desempenho escolar, não têm indicadoresde AH/SD; do mesmo modo, outro resultado é a não identificação de alunos que, mesmo apresentando indicadores de AH/SD, não cumprem como os critérios privilegiados pelo mesmo. O objetivo deste artigo é analisar e discutir esses pressupostos, favorecendo suamelhor compreensão, apontando os aspectos que impedem a identificação de uma parcela de alunos que apresentam habilidade acima da média, comprometimento com a tarefae criatividade – os três conjuntos de traços que definem as pessoas com AH/SD; o intuito é de contribuir para a melhor contextualização do uso desse instrumento, promovendo uma aplicação com consciência de suas limitações e/ou mesmo uma reformulação ouadaptação dele.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-11-24

Cómo citar

Graciela Pérez Barrera Pérez, S. (2017). ENCONTROS E DESENCONTROS NA IDENTIFICAÇÃO DOS INDICADORES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. Psicologia Argumento, 31(72). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.7582

Número

Sección

Dossiê