Síndrome de Burnout em professores: estudo comparativo entre o ensino público e privado

Autores/as

  • Bruna Mainardi Rosso Borba
  • Liciane Diehl
  • Anelise Schaurich dos Santos
  • Janine Kieling Monteiro
  • Angela Helena Marin

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.33.080.AO04

Palabras clave:

trabalho docente, saúde ocupacional, ensino público, ensino privado

Resumen

Este estudo objetivou comparar a prevalência da Síndrome de Burnout entre professores de ensino fundamental de escolas públicas e privadas. Participaram 117 professores de ensino fundamental provenientes de escolas privadas (54,7%) e públicas (45,3%) das cidades de Porto Alegre e Região Metropolitana do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil. Os participantes responderam a dois instrumentos autoaplicáveis: Questionário de Dados Sociodemográficos e Laboraise Cuestionario para laEvaluacióndel Síndrome de Quemarse por elTrabajo(CESQT). Realizaram-se análises estatísticas descritivas e o teste do qui-quadrado, que revelaram que a prevalência da síndrome é de 41,5% entre os professores das escolas públicas e 26,6% entre os da rede privada. Contudo, não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos (p = 0,08). Concluiu-se que tanto o contexto público de ensino quanto o privado apresentam estressores que podem levar os professores ao adoecimento, dado que permite refletir que a prevalência da Síndrome de Burnout pode estar mais relacionada à categoria profissional em si do que ao setor de trabalho (público ou privado).

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Publicado

2017-11-24

Cómo citar

Mainardi Rosso Borba, B., Diehl, L., Schaurich dos Santos, A., Kieling Monteiro, J., & Helena Marin, A. (2017). Síndrome de Burnout em professores: estudo comparativo entre o ensino público e privado. Psicologia Argumento, 33(80). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.33.080.AO04

Número

Sección

Artigos