Intervenção com pais: Impactos em curto e longo prazo no comportamento infantil

Autores/as

  • Fabiana Cia
  • Elizabeth Joan Barham

Palabras clave:

Programa de intervenção, Pais, Problemas de comportamento, Prevenção.

Resumen

Este estudo avaliou o impacto de um programa de intervenção educativa com pais sobre os problemas de comportamento das crianças. Os participantes foram divididos em três grupos: (a) GE1 – 29 pais/mães, apenas os pais receberam intervenção; (b) GE2 – 36 pais/mães, apenas as mães receberam intervenção; e GC – 34 pais/mães que não receberam intervenção. Pais e mães avaliaram os comportamentos dos filhos no pré-teste, pós-teste e follow-up. Ambos os pais indicaram diminuição nos problemas de comportamento externalizantes e total na fase de pós-teste para GE1 e GE2; e as avaliações dos pais também indicaram menor índice de problemas de comportamento internalizantes no pós-teste para GE1. Ao comparar pós-teste e follow-up, as avaliações das mães indicaram menores índices de problemas de comportamento externalizantes e total no follow-up para GE1 e GE2.

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Publicado

2017-11-24

Cómo citar

Cia, F., & Joan Barham, E. (2017). Intervenção com pais: Impactos em curto e longo prazo no comportamento infantil. Psicologia Argumento, 31(73). Recuperado a partir de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/20021

Número

Sección

Dossiê