Psicologia escolar e necessidades especiais: visão dos professores das escolas de Boa Vista, Roraima

Autores/as

  • Gleidson Diego Lopes Loureto
  • Soraya Ivon Ramirez Moreno
  • Aline Cândida da Silva
  • Thainara Brito Santos
  • Paulo Luã Oliveira Xavier

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.33.083.AO06

Resumen

Com o advento da educação inclusiva, gradativamente vem aumentando o número de alunos que apresentam necessidades especiais (NEs) no ensino regular nas escolas no Brasil. Esse cenário cria desafios para os profissionais inseridos no ambiente escolar. No Estado de Roraima, há uma lei estadual que dispõe sobre a contratação, através de concurso público de ao menos um psicólogo por escola. No entanto, a referida legislação ainda não é cumprida, estando este profissional alheio às escolas. Dessa forma, este estudo objetivou investigar quais as contribuições do psicólogo escolar (PE) frente aos alunos com NEs na visão dos professores. Participaram 214 professores das escolas da cidade de Boa Vista, Roraima, com idade média de 40,0 anos (DP = 8,74), sendo a maioria do sexo feminino (71,0%). Estes responderam a uma questão aberta única e perguntas demográficas. Os resultados apontaram que o PE atua: na orientação aos professores, familiares dos discentes e demais funcionários da escola; na demanda de problemas de comportamentos dos demais alunos; auxilia no entendimento das limitações e potencialidades do aluno com NEs, bem como oferece acompanhamento especializado aos alunos com NEs por dificuldades emocionais. Ainda, os professores alegaram despreparo na atuação no campo das NEs. Espera-se que os resultados apontados, contribuam para orientar os profissionais da Psicologia na inserção no ambiente escolar a partir do cumprimento da lei estadual, fomentando um trabalho interdisciplinar com o intuito de aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem e, por extensão, o sistema educacional.
Palavras-chave: Psicologia educacional, Educação especial, Professores.

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Publicado

2017-11-24

Cómo citar

Diego Lopes Loureto, G., Ivon Ramirez Moreno, S., Cândida da Silva, A., Brito Santos, T., & Luã Oliveira Xavier, P. (2017). Psicologia escolar e necessidades especiais: visão dos professores das escolas de Boa Vista, Roraima. Psicologia Argumento, 33(83). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.33.083.AO06

Número

Sección

Artigos