PROCESSOS DE LEITURA EM ESCOLARES COM TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE

Autores/as

  • Adriana Marques de Oliveira
  • Monique Herrera Cardoso
  • Niura Aparecida de Moura Ribeiro Padula
  • Maria Dalva Lourencetti
  • Lara Cristina Antunes dos Santos
  • Simone Aparecida Capellini

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.7580

Palabras clave:

Avaliação, Leitura, Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade

Resumen

Este estudo objetiva caracterizar e comparar o desempenho dos escolares com Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) com escolares com bom desempenho acadêmico nos processos de leitura. Participaram deste estudo 40 escolares na faixa etária de 8 anos e 2 meses a 10 anos e 11 meses de idade, de ambos os gêneros, de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental da cidade de Marília (SP), divididos em: GI, composto por 20 escolares com diagnóstico interdisciplinar de TDAH; GII, 20 escolares com bom desempenho acadêmico, pareados segundo gênero, faixa etária e escolaridade com o GI. Os escolares foram submetidos à aplicação da adaptação brasileira da Avaliação dos Processos de Leitura – PROLEC, composta por quatro blocos: identificação de letras, processos léxicos, sintáticos e semânticos. Foi encontrada diferença estatisticamente significativa entre GI e GII nas provas do PROLEC, com exceção das provas igual-diferente e decisão lexical, indicando que os escolares do GI apresentaram desempenho inferior quando comparados aos escolares do GII. Quanto à classificação dos resultados do PROLEC, observa-se diferençaestatisticamente significativa nos processos léxico, sintático, semântico e na prova som e letra, com exceção da prova igual-diferente do processo de identificação de letras. Os achados sugerem que o grupo de escolares com TDAH apresenta desempenho inferior em relação ao grupo sem dificuldades, o que indica que o fator atencional compromete o funcionamento das funções cognitivas, prejudicando a aquisição das habilidades necessárias para o aprendizado da leitura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-11-24

Cómo citar

Marques de Oliveira, A., Herrera Cardoso, M., Aparecida de Moura Ribeiro Padula, N., Dalva Lourencetti, M., Antunes dos Santos, L. C., & Aparecida Capellini, S. (2017). PROCESSOS DE LEITURA EM ESCOLARES COM TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE. Psicologia Argumento, 31(72). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.7580

Número

Sección

Dossiê