Crença de autoeficácia e identidade profissional: Estudo com professores do ensino médio

Autores/as

  • Leticia Benvenuti Castelo
  • Iúri Novaes Luna

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.5882

Palabras clave:

Identidade profissional. Autoeficácia. Professores. [#]

Resumen

A investigação visa contribuir para a compreensão da categoria profissional dos professores mediante a identificação da relação, ainda pouco explorada na literatura, entre a crença de autoeficácia e a identidade profissional. A autoeficácia refere-se à crença da pessoa sobre sua capacidade para exercer determinada atividade, enquanto que a identidade profissional é entendida como o resultado das percepções da pessoa a respeito de si mesma e dos outros sobre ela, em seus aspectos profissionais Foi realizado um levantamento, por meio de uma escala de autoeficácia docente, com professores do Ensino Médio de duas escolas brasileiras, uma pública e uma privada. Posteriormente foram efetuadas entrevistas com oito professores, os dois com maior e os dois com menor crença de autoeficácia de cada escola. Mediante a análise de conteúdo as informações coletadas foram sistematizadas, com base nos dois constructos centrais do trabalho. Não obstante os resultados da escala, os oito professores se identificam com sua profissão e se percebem capazes de ensinar. Destarte, a crença de autoeficácia aparece como um fator significativo no processo de construção da identidade profissional de professores.

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Publicado

2017-11-29

Cómo citar

Castelo, L. B., & Luna, I. N. (2017). Crença de autoeficácia e identidade profissional: Estudo com professores do ensino médio. Psicologia Argumento, 30(68). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.5882

Número

Sección

Dossiê