A CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE VIDA DO ALUNO DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Graziele Aline Zonta

Palabras clave:

Projeto de vida, Ensino médio, Trabalho, Educação.

Resumen

Este trabalho teve por objetivo verificar o modo como os alunos de ensino médio da rede pública de
educação têm construído os seus projetos de vida. Os dados foram coletados em dois momentos: por
meio de entrevistas com alunos de 3º ano do ensino médio e por depoimentos de alunos de 2º ano que, na
ocasião, participavam de grupos de orientação profissional em uma escola da cidade de Curitiba, PR. Os
dados coletados com as entrevistas foram submetidos a uma análise do conteúdo do discurso dos sujeitos
que teve por finalidade compreender os sentidos que norteiam a definição dos objetivos de vida destes
jovens. Como resultado, verificou-se que possuir uma profissão é o principal objetivo estabelecido, o que,
segundo os estudantes, será alcançado unicamente através do esforço individual. De acordo com a percepção
dos alunos, a escola pública não tem se constituído como espaço para reflexão e discussão acerca de si
mesmos e sua relação com o mundo, nem para certificá-los ou instrumentalizá-los para o mundo do
trabalho ou para a Universidade. Os resultados também evidenciaram que os projetos de vida apresentados
não os constituem enquanto sujeitos para si, mas para a reprodução do modelo de sociedade estabelecido.

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Publicado

2017-11-01

Cómo citar

Zonta, G. A. (2017). A CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE VIDA DO ALUNO DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO. Psicologia Argumento, 25(50), 261–268. Recuperado a partir de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/19777

Número

Sección

Artigos