OBESIDADE INFANTIL E A FAMÍLIA: EDUCADORES EMOCIONAIS E NUTRICIONAIS DOS FILHOS
Keywords:
Obesidade infantil, Alimentação e nutrição, Família.Abstract
A ocorrência de obesidade infantil alcança índices preocupantes. A temática tem adquirido relevante importância, principalmente devido ao impacto que pode provocar na vida de crianças, trazendo conseqüências físicas, sociais, econômicas e psicológicas. O objetivo do estudo foi identificar os comportamentos e sentimentos presentes em crianças com obesidade indicados por suas mães e uma nutricionista que realiza acompanhamento nutricional com estas crianças em um serviço de saúde pública. Participaram do estudo uma nutricionista e quatro mães de crianças com idade entre 4 e 7 anos, que apresentam obesidade infantil. Na obtenção de dados sobre os comportamentos e sentimentos, foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas com a nutricionista e com as mães. Os resultados obtidos indicam que a família possui papel fundamental no desenvolvimento físico, psíquico e moral das crianças, exercendo influência nos hábitos alimentares destas, sendo seus primeiros educadores emocionais e nutricionais. As crianças também acabam exercendo influência nos hábitos alimentares da família quando iniciam o acompanhamento nutricional, porque os pais necessitam mudar seus hábitos alimentares para auxiliar as crianças neste processo. Os principais sentimentos encontrados em crianças com obesidade foram os sentimentos de baixa auto-estima, ansiedade e culpa. O principal comportamento encontrado no contexto educacional foi o comportamento de bater nos coleguinhas durante o recreio escolar diante dos “deboches e comentários maldosos”. No contexto familiar, referem-se ao comportamento da troca de favores com os pais e o comportamento de fazer chantagem com estes em relação a algum tipo de alimento.Downloads
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Published
2017-11-01
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Wilhelm, F. A., de Lima, J. H. C. A., & Schirmer, K. F. (2017). OBESIDADE INFANTIL E A FAMÍLIA: EDUCADORES EMOCIONAIS E NUTRICIONAIS DOS FILHOS. Psicologia Argumento, 25(49), 143–154. Retrieved from https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/19773
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