DESEMPENHO DE ESCOLARES COM DISLEXIA: PROGRAMAS DE INTERVENÇÃO METALINGUÍSTICO E DE LEITURA

Autores/as

  • Giseli Donadon Germano
  • Fábio Henrique Pinheiro
  • Simone Aparecida Capellini

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.7597

Palabras clave:

Estudos de intervenção, Dislexia, Aprendizagem, Leitura

Resumen

A dislexia é um distúrbio específico de aprendizagem de origem neurológica, resultante de um deficit no componente fonológico da linguagem. Este estudo visou verificar o desempenho de escolares com dislexia em programa de intervenção fonológica, programa de leitura e programa de intervenção fonológica e leitura em escolares com dislexia. Participaram deste estudo 60 disléxicos distribuídos em: GI (dez escolares com dislexia submetidos e dez escolares com dislexia não submetidos ao programa de intervenção fonológica), GII (dez escolares com dislexia submetidos e dez escolares com dislexia não submetidos ao programa de leitura), GIII (dez escolares com dislexia submetidos edez escolares com dislexia não submetidos ao programa de intervenção fonológica e leitura). Foi realizado o programa de intervenção fonológica e leitura em três etapas: pré-testagem, treino, pós-testagem. Os resultados revelaram diferenças estatisticamente significantes entre os dois momentos de avaliação, revelando melhora nas habilidades cognitivo-linguísticas em situação de pós-testagemcomparando-se a pré-testagem, demonstrando a eficácia dos três programas para escolares com dislexia. Concluiu-se que houve uma melhora do desempenho dos escolares com dislexia submetidos aos programas de intervenção, evidenciando a necessidade da instrução fonológica no contexto da alfabetização, pois isso auxiliaria os escolares a desenvolverem habilidades cognitivo-linguísticas para a aprendizagem da base alfabética do sistema de escrita do português brasileiro.

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Publicado

2017-11-24

Cómo citar

Donadon Germano, G., Henrique Pinheiro, F., & Aparecida Capellini, S. (2017). DESEMPENHO DE ESCOLARES COM DISLEXIA: PROGRAMAS DE INTERVENÇÃO METALINGUÍSTICO E DE LEITURA. Psicologia Argumento, 31(72). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.7597

Número

Sección

Dossiê