INVENTÁRIO DE ESTILOS PARENTAIS (IEP) – Gomide (2006) PERCURSO DE PADRONIZAÇÃO E NORMATIZAÇÃO

Autores/as

  • Izabela Tissot Antunes Sampaio
  • Paula Inez Cunha Gomide

Palabras clave:

Família, Práticas Educativas, Inventário de Estilos Parentais

Resumen

Após oito anos de estudos acerca do tema, o Inventário de Estilos Parentais (IEP - Gomide, 2006) foi validado
e encontra-se disponível para utilização. Esse instrumento avalia o estilo parental, ou seja, as estratégias e
técnicas utilizadas pelos pais para educar os filhos, por meio de sete práticas educativas, sendo cinco
vinculadas ao desenvolvimento do comportamento anti-social: negligência, punição inconsistente, disciplina
relaxada, monitoria negativa e abuso físico; e duas relacionadas ao desenvolvimento de comportamentos prósociais:
comportamento moral e monitoria positiva. Este artigo contempla os estudos-piloto, estudos sobre
fidedignidade, validade interna, externa, perfil das mães de adolescentes infratores, estudos sobre
comportamento moral, relação entre práticas educativas e abuso de drogas e a normatização dos dados
obtidos. Da aplicação do IEP obtêm-se escores de cada uma das práticas e também o índice de estilo parental
geral (IEP). O escore permite que o aplicador apreenda informações sobre as práticas educativas familiares
utilizadas, facilitando a escolha dos procedimentos de intervenção (orientação, treinamento ou terapia) a
serem utilizados com a família. O IEP é o primeiro instrumento psicológico brasileiro capaz de avaliar as
práticas educativas parentais de crianças e adolescentes que apresentam risco.

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Publicado

2017-11-01

Cómo citar

Sampaio, I. T. A., & Gomide, P. I. C. (2017). INVENTÁRIO DE ESTILOS PARENTAIS (IEP) – Gomide (2006) PERCURSO DE PADRONIZAÇÃO E NORMATIZAÇÃO. Psicologia Argumento, 25(48), 15–26. Recuperado a partir de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/19675

Número

Sección

Artigos