Transtorno de Apego Reativo em crianças institucionalizadas

Autores/as

  • Geraldo Antonio Fiamenghi Junior
  • Renata Hottum Melani
  • Sueli Galego de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.6130

Palabras clave:

Transtorno de Apego Reativo. Desenho da figura humana. Institucionalização. Criança.

Resumen

O Transtorno de Apego Reativo é caracterizado pelo desenvolvimento de formas perturbadas e inadequadas de estabelecer relacionamentos, geralmente por causa de uma história de maus tratos. Esta pesquisa teve como objetivo investigar sinais de Transtorno de Apego Reativo em crianças institucionalizadas. Portanto, 25 crianças (15 meninos e 10 meninas), com 4 a 12 anos de idade, vivendo em um abrigo na cidade de São Paulo, foram avaliadas utilizando o Desenho da Figura Humana (DFH), baseado nos 30 indicadores emocionais propostos por Koppitz. Os resultados mostraram que as crianças demonstraram timidez, afastamento, assim, como baixo interesse social, sentimentos de imobilidade, desesperança e agressão aberta em relação ao ambiente, inadequação e culpa. Algumas das crianças apresentaram sinais significativos do Transtorno de Apego Reativo, principalmente do tipo inibido. Os critérios diagnósticos para o transtorno ainda necessitam precisão e mais pesquisas utilizando o DFH. Contudo, sugere-se que melhoras no ambiente das crianças, especialmente com as pessoas responsáveis por seu cuidado direto possam remediar os sintomas, assim como prevenir futuros problemas.

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Publicado

2017-11-24

Cómo citar

Fiamenghi Junior, G. A., Hottum Melani, R., & Galego de Carvalho, S. (2017). Transtorno de Apego Reativo em crianças institucionalizadas. Psicologia Argumento, 30(70). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.6130

Número

Sección

Dossiê