A depressão infantil e suas formas de manifestação

Autores/as

  • Joseane Huttel
  • Karina Alzira Kisxiner
  • Rodrigo Alexandre Bonetti
  • Miriam Izolina Padoin Dalla Rosa

Palabras clave:

Criança. Depressão infantil. Abordagens teóricas.

Resumen

O estudo da depressão infantil ainda é muito recente, seus estudos só se destacaram a partir da década de 70, onde os estudiosos e pesquisadores começaram a investigar a depressão no cenário infantil. A depressão se apresenta hoje como o mal da virada do século e esta pesquisa se torna então relevante no sentido que possibilita maior aproximação, reunião do material e esclarecimento, no caso específico da depressão infantil. O presente estudo visa a identificar a concepção do conceito de depressão infantil dentre os fundamentos teóricos da psicologia e reunir dados referentes a essa patologia, analisar as formas de manifestação da depressão em crianças com até cinco anos de idade e a relação entre essa criança e o adulto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada no período do mês de agosto. Para levantamento de dados se utilizou de questionários do tipo aberto, contendo quinze perguntas, para uma amostra de 20 psicólogos clínicos, de ambos os sexos, escolhidos aleatoriamente nas cidades de Cascavel, Corbélia, Realeza e Toledo. A análise e a discussão dos dados demonstraram que há a necessidade de maior discussão e apropriamento do assunto depressão infantil, que os psicólogos em sua maior parte comungam com os postulados teóricos e que há um baixo número de crianças sendo diagnosticadas como depressivas.

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Publicado

2017-11-24

Cómo citar

Huttel, J., Kisxiner, K. A., Bonetti, R. A., & Padoin Dalla Rosa, M. I. (2017). A depressão infantil e suas formas de manifestação. Psicologia Argumento, 29(64). Recuperado a partir de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/19659

Número

Sección

Artigos