ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM UTILIZADAS POR MENINOS E MENINAS: ANÁLISE COMPARATIVA

Autores/as

  • Manuela Ramos Caldas Lins
  • Monilly Ramos Araujo
  • Carla Alexandra da Silva Moita Minervino

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.078.DS01

Palabras clave:

Estratégias de Aprendizagem, Ensino Fundamental, Escolas Públicas

Resumen

A presente investigação teve como objetivo analisar diferenças no repertório de estratégias de aprendizagem utilizado por escolares dos sexos masculino e feminino, tendo em vista que pesquisas nacionais e internacionais têm demonstrado que as estratégias de aprendizagem, entendidas como os métodos utilizados pelos estudantes para adquirir conhecimento, estão diretamente relacionadas ao alto desempenho escolar e que a frequência no uso dessas estratégias varia conforme o sexo dos escolares. Participaram do estudo 68 estudantes, matriculados do 6° ao 8° ano do Ensino Fundamental de escolas públicas. O instrumento utilizado na coleta de dados foi uma escala de estratégias de aprendizagem. De modo geral, os resultados indicaram haver diferenças entre o desempenho de meninos e de meninas, embora essas não tenham sido estatisticamente significantes. Sugere-se que novas investigações sejam realizadas, com uma amostra mais representativa, a fim de examinar a diferença entre os sexos ao utilizarem estratégias de aprendizagem, buscando aprofundar o que influencia essa possível diferença.

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Publicado

2017-11-24

Cómo citar

Caldas Lins, M. R., Araujo, M. R., & Minervino, C. A. da S. M. (2017). ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM UTILIZADAS POR MENINOS E MENINAS: ANÁLISE COMPARATIVA. Psicologia Argumento, 32(78). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.078.DS01

Número

Sección

Dossiê