ESTUDO NORMATIVO DA BATERIA PIAGET-HEAD PARA CRIANÇAS DA CIDADE DE CURITIBA: DADOS PRELIMINARES

Autores/as

  • Plinio Marco de Toni
  • Egídio José Romanelli
  • Caroline Guisantes de Salvo

Palabras clave:

Testes psicológicos, orientação direita-esquerda, Bateria Piaget-Head.

Resumen

A presente pesquisa teve como objetivo realizar um estudo normativo preliminar dos subtestes Piaget 1, 2 e 3 (Bateria Piaget-Head) para crianças e adolescentes da cidade de Curitiba-PR. A Bateria Piaget-Head é utilizada na avaliação neuropsicológica e pretende avaliar o desenvolvimento da orientação direita-esquerda. A escolha deste instrumento é relevante por três fatores: a orientação direita-esquerda está relacionada a problemas de aprendizagem; a Bateria Piaget-Head é um dos poucos instrumentos utilizados no Brasil para a avaliação da orientação direita-esquerda; desde a construção do instrumento em 1950 na França, nenhuma normatização foi realizada para a realidade brasileira. Fizeram parte da amostra 102 crianças de 7 a 13 anos, de ambos os sexos, matriculados em escolas públicas e particulares de Curitiba. Os resultados não apontam diferenças nos escores entre os gêneros, escolas públicas e particulares e destros e canhotos. Verificou-se correlação positiva significativa entre itens pares e ímpares do subteste Piaget 3, evidenciando boa consistência interna do subteste. Foram realizadas tabelas de percentis por idade, além de uma comparação dos resultados encontrados com a normatização francesa.

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Publicado

2017-11-01

Cómo citar

de Toni, P. M., Romanelli, E. J., & Guisantes de Salvo, C. (2017). ESTUDO NORMATIVO DA BATERIA PIAGET-HEAD PARA CRIANÇAS DA CIDADE DE CURITIBA: DADOS PRELIMINARES. Psicologia Argumento, 23(43), 27–33. Recuperado a partir de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/19623

Número

Sección

Artigos