Programa de treinamento de habilidades sociais para a prática do futebol

Autores/as

  • Giovana Munhoz da Rocha
  • Mariana Fernanda Bertassoni Monteiro

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.5879

Palabras clave:

Habilidades sociais. Competência social. Futebol. Psicologia do esporte

Resumen

O presente estudo consistiu no desenvolvimento de um programa de treinamento em habilidades sociais, com intervenções psicológicas em grupo, voltado para o esporte, especificamente o futebol. Os participantes eram atletas juvenis (14 a 16 anos), de um Clube profissional da cidade Curitiba. Todos eram estudantes e parte deles moravam no alojamento do Clube e outra parte em suas residências. Ocorreram aplicações de pré-teste e pós-teste de um inventário que avaliou as habilidades sociais dos pesquisados, para delimitar os escores destes antes e depois da intervenção. O programa de habilidades sociais consistiu em 11 sessões, com duração de 1 hora e 30 minutos cada, duas vezes por semana, com vivências das principais habilidades necessárias para o desenvolvimento da competência social. As vivências foram adaptadas ao contexto do esporte. O programa revelou-se uma ferramenta adicional eficaz no processo de formação do atleta, apontando para a presença da psicologia como cada vez mais importante no esporte; uma vez que os atletas recebem treinamentos técnicos e táticos, recebem apoio médico, fisioterápico e nutricional, mas muitas vezes não contam com o acompanhamento psicológico, o que poderá ser no futuro um fator determinante para o sucesso profissional. Os resultados desse estudo sugerem ser possível propor um programa de Habilidades Sociais para o futebol e considerá-lo válido para a formação do atleta, pois o ajudará em seu desenvolvimento pessoal, o que invariavelmente o auxiliará em seu rendimento esportivo.

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Publicado

2017-11-29

Cómo citar

da Rocha, G. M., & Monteiro, M. F. B. (2017). Programa de treinamento de habilidades sociais para a prática do futebol. Psicologia Argumento, 30(68). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.5879

Número

Sección

Artigos