A Fome como objeto de estudo da Psicologia Escolar Crítica: uma revisão sistemática da literatura

Authors

  • Francisca Pereira dos Santos Universidade Federal do Delta do Parnaíba/ UFDPar, Parnaíba, Piauí, Brasil
  • Bruna Saraiva Candeiro Universidade Federal do Delta do Parnaíba/ UFDPar, Parnaíba, Piauí, Brasil
  • Geovane de Sousa Oliveira Filho Universidade Federal do Delta do Parnaíba/ UFDPar, Parnaíba, Piauí, Brasil
  • Fauston Negreiros Universidade Federal do Delta do Parnaíba UFDPar, Parnaíba, Piauí, Brasil.
  • Sandra Elisa de Assis Freire Universidade Federal do Delta do Parnaíba UFDPar, Parnaíba, Piauí, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.40.110.AO09

Keywords:

Psicologia Escolar, Fome, Educação, Políticas Públicas

Abstract

A Psicologia Escolar está implicada com o processo de ensino-aprendizagem e com as demandas sociais que o perpassam. Investigou-se, a partir de uma revisão sistemática de literatura, o que tem sido produzido nos últimos dez anos sobre a fome e sua relação com a psicologia e a educação. Foram consultadas sete bases de dados: Web of Science, Redalyc, Scopus, BVS Saúde, Lilacs, PePSIC e PubMed, utilizando-se os descritores “Psicologia AND Escola AND Fome” e as suas traduções em inglês e em espanhol. Dezessete estudos satisfizeram os critérios de inclusão desta revisão. Como resultado, 10 estudos focalizaram programas de alimentação escolar, 4 foram direcionados para a saúde e para o desempenho escolar e 3 consideraram o impacto familiar da fome.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Francisca Pereira dos Santos, Universidade Federal do Delta do Parnaíba/ UFDPar, Parnaíba, Piauí, Brasil

Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPar

Bruna Saraiva Candeiro, Universidade Federal do Delta do Parnaíba/ UFDPar, Parnaíba, Piauí, Brasil

Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPar

Geovane de Sousa Oliveira Filho, Universidade Federal do Delta do Parnaíba/ UFDPar, Parnaíba, Piauí, Brasil

Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPar

Fauston Negreiros, Universidade Federal do Delta do Parnaíba UFDPar, Parnaíba, Piauí, Brasil.

Departamento de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Delta do Parnaíba UFDPar, Parnaíba, Piauí, Brasil.

Sandra Elisa de Assis Freire, Universidade Federal do Delta do Parnaíba UFDPar, Parnaíba, Piauí, Brasil.

Departamento de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Delta do Parnaíba UFDPar,  Parnaíba, Piauí, Brasil.

References

Albuquerque, M. F. M. (2009). A segurança alimentar e nutricional e o uso da abordagem de direitos humanos no desenho das políticas públicas para combater a fome e a pobreza. Revista de Nutrição, 22(6), 895-903.

Antunes, M. A. M. (2008). Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas.Psicologia Escolar e Educacional, 12(2), 469-475.

Ampaabeng, S. K., & Tan, C. M. (2013). The long-term cognitive consequences of early childhood malnutrition: The case of famine in Ghana. Journal of Health Economics, 32 (6), pp. 1013-1027. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jhealeco.2013.08.001

Brasil, F. G., & Capella, A. C. N. (2016). Os Estudos das Políticas Públicas no Brasil: passado, presente e caminhos futuros da pesquisa sobre análise de políticas. Revista Política Hoje, 25, p. 71-90.

Brasil. (2006). Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional. Texto Final.

Bulhões, L. F. (2018). A construção de práticas críticas em espaços de formação do/a psicólogo/a escolar. Psicologia Escolar e Educacional, 22(1), 211-213.

Buscemi, J., Odoms-Young, A., & Yaroch, A. L., et al. (2019). Society of Behavioral Medicine position statement: retain school meal standards and healthy school lunches. Transl Behav Med., 9(2), pp. 389-390. doi:10.1093/tbm/iby040

Chilton, M., Knowles, M., Rabinowich, J., & Arnold, K. T. (2015). The relationship between childhood adversity and food insecurity:‘It’s like a bird nesting in your head’. Public health nutrition, 18(14), 2643-2653.

Collares, C. A. L., & Moysés, M. A. A. (2015). Preconceitos no cotidiano escolar: ensino e medicalização. 2. Ed. Cortez Editora.

Fram, M. S., & Frongillo, E. A. (2018). Backpack programs and the crisis narrative of child hunger—a critical review of the rationale, targeting, and potential benefits and harms of an expanding but untested model of practice. Advances in Nutrition, 9(1), 1-8.

Galvão, T. F., Pansani, T. D. S. A., & Harrad, D. (2015). Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: A recomendação PRISMA. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 24, 335-342.

Guzzo, R. S. L., Mezzalira, A. S. C., Moreira, A. P. G., Tizzei, R. P., & Silva Neto, W. M. F. (2010). Psicologia e Educação no Brasil: uma visão da história e possibilidades nessa relação. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 26, n. SPE, p. 131-141.

Hollanda, E. (1995). A merenda pode ajudar a superação do fracasso escolar? Em Aberto, Brasília, ano 15, n.67, jul./set.

Jomaa, L. H., McDonnell, E., & Probart, C. (2011). School feeding programs in developing countries: impacts on children's health and educational outcomes. Nutr Rev., 69(2), 83-98. doi:10.1111/j.1753-4887.2010.00369.x

Koyanagi, A., Stubbs, B., Oh, H., Veronese N., Smith, L., Haro, J. M., & Vancampfort, D. (2019). Food insecurity (hunger) and suicide attempts among 179,771 adolescents attending school from 9 high-income, 31 middle-income, and 4 low-income countries: A cross-sectional study. Journal of affective disorders, pp. 91-98. doi: 10.1016/j.jad.2019.01.033.

Lenquiste, M. G. M. N. (2019). Combate a fome no brasil: evolução legal e perspectivas futuras. (Trabalho de Conclusão de Curso). Centro Universitário “Antônio Eufrásio de Toledo”, Presidente Prudente.

Mansfield, J. L., & Savaiano, D. A. (2017). Effect of school wellness policies and the Healthy, Hunger-Free Kids Act on food-consumption behaviors of students, 2006-2016: a systematic review. Nutr Ver., 75(7), pp. 533-552. doi:10.1093/nutrit/nux020

Moysés, M. A. A., Lima, G. Z., Collares, C. A.L. (1986). Desnutrição, rendimento escolar, merenda: uma querela artificial. In: Valente, F. L. S. Fome e desnutrição: determinantes sociais. São Paulo: Cortez.

Nanama, S., & Frongillo, E. A. (2012). Altered social cohesion and adverse psychological experiences with chronic food insecurity in the non-market economy and complex households of Burkina Faso. Social Science & Medicine, 64 (3), pp. 444-451, DOI: https://doi.org/10.1016/j.socscimed.2011.11.009

Nascimento, R. C. (2009). A fome como uma questão social nas políticas públicas brasileiras. Revista IDeAS, v. 3, n. 2, p. 197-225.

Negreiros, F. (2012). Educação para o gosto: cotidiano escolar e alimentar no estado do Piauí. (Tese de Doutorado – UFC)

Negreiros, F. (2011). Psicologia Escolar-Educacional face à Segurança Alimentar: o caso de Guaribas, Piauí. São Paulo: Lexia Editora.

Negreiros, F. (2009). A merenda escolar e seu potencial em face da segurança alimentar em Guaribas-PI. (Dissertação de Mestrado – UFC)

Negreiros, F. (2003). Família Fome da Silva Piauí”: reflexões sócio-históricas a partir do mito do Cabeça-de-Cuia. Teresina: Monografia de Bacharelado em Psicologia, Universidade Estadual do Piauí.

Oliveira, I. F., & Paiva, I. L. (2016). Atuação do psicólogo no campo das políticas sociais–mudanças e permanências. In: Hur, D.U; Lacerda Júnior, F. Psicologia, políticas e movimentos sociais. Petrópolis: Vozes.

Pani, S. G. B. (2018). Psicologia Escolar Em Perspectiva Crítica: Apontamentos Históricos. Revista Científica, v. 1, n. 1.

Patto, M. H. S. (1987). A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Peckham, J. G., Kropp, J. D., Mroz, T. A., Haley-Zitlin, V., & Granberg, E. M. (2019). Selection and consumption of lunches by National School Lunch Program participants. Appetite, 133, 191-198.

Petroni, A. P, & Souza, V. L. T. (2017). Psicologia Escolar: análises sobre dificuldades e superações no Brasil e Portugal. Psicologia Escolar e Educacional, v. 21, n. 1, p. 13-20.

Schwede, G. (2016). A atuação do psicólogo escolar: concepções teóricas, práticas profissionais e desafios. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

Shahraki, S. H., Amirkhizi, F., Amirkhizi, B., & Hamedi, S. (2016). Household food insecurity is associated with nutritional status among Iranian children. Ecology of food and nutrition, 55(5), 473-490.

Silva, S. B., & Rapoport, A. (2017). Desempenho escolar de crianças em situação de vulnerabilidade social. Revista Educação em Rede: Formação e Prática Docente, PP. 1-26.

Silva, T. E. M. (2009). Josué de Castro e os estudos sobre a fome no Brasil. Revista Cronos, 10(1).

Sousa, B., Fonseca, M., Loureiro, S., Cordeiro, L., & Ribeiro, E. (2018). Suicídio na infância e adolescência: fatores de risco e prevenção. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 9 (2), DOI: https://doi.org/10.34628/KY0K-RC74

Souza, C. (2006). Políticas Públicas: uma revisão de literatura. Sociologias, 8 (16), p. 20-45.

Souza, M. P. R. (2009). Psicologia Escolar e Educacional em busca de novas perspectivas. Psicologia Escolar e Educacional, 13(1), 179-182.

Souza, M. P. R. (2017). A psicologia escolar brasileira em uma perspectiva crítica e a psicologia histórico-cultural. In: Beaton, G. A, Calejon, L. M. C., & Elejalde, M. F. Enfoque histórico-cultural: problemas de las prácticas profesionales. São Paulo, SP. Terracota editora (Série ECOS).

Spruance, L. A., Harrison, C., Brady, P., Woolford, M., & LeBlanc, H. (2018). Who eats school breakfast? Parent perceptions of school breakfast in a state with very low participation. Journal of School Health, 88(2), 139-149.

Summersett‐Ringgold, F. C., Li, K., Haynie, D. L., & Iannotti, R. J. (2015). Do school resources influence the relationship between adolescent financial background and their school perceptions? Journal of School Health, 85(7), 413-422.

Tanamachi, E. R., & Meira, M. E. M. (2003). A atuação do psicólogo como expressão do pensamento crítico em psicologia e educação. In: Meira, M. E. M., & Antunes, M. A. M. Psicologia escolar: práticas críticas (2a ed.). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Toscano, F. O. (2020). O inimigo é a fome: breve histórico da escassez alimentar no nordeste e do papel do estado em seu enfrentamento. Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, 68. doi:https://doi.org/10.23925/2176-2767.2020v68p352-386.

Published

2022-09-05

How to Cite

Santos, F. P. dos, Candeiro, B. S., Oliveira Filho, G. de S., Negreiros, F., & Freire, S. E. de A. (2022). A Fome como objeto de estudo da Psicologia Escolar Crítica: uma revisão sistemática da literatura. Psicologia Argumento, 40(110). https://doi.org/10.7213/psicolargum.40.110.AO09

Issue

Section

Articles