O brincar na fase adulta: um olhar Winnicottiano

Authors

  • Bárbara de Castro Medeiros Universidade Franciscana
  • Marina Peripolli Antoniazzi Universidade Franciscana
  • Fernanda Real Dotto Universidade Franciscana
  • Cristina Saling Kruel Universidade Franciscana

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.40.109.AO13

Keywords:

brincar, fase adulta, constituição do sujeito, criatividade, originalidade,

Abstract

O presente estudo tem como objetivo discorrer sobre as manifestações do brincar na fase adulta e sua relevância. Para tanto, foi realizado um ensaio teórico, que consiste em levantamento bibliográfico e, por meio do qual se desenvolve um texto de reflexão, discutido através da abordagem psicanalítica. O percurso teórico realizado permite inferir que o brincar na vida adulta manifesta-se a partir da criatividade originária, uma tendência inata que necessita de um ambiente favorável para se manifestar e se desenvolver. As manifestações do brincar na fase adulta se dão por meio do senso de humor, na flexão da voz, na expressão facial, na escolha de palavras. Além disso, usufrui-se do brincar por meio de experiências culturais, festas folclóricas e populares, contos urbanos, jogos, e outras experiências de relação interpessoal. Conclui-se que o brincar é essencial para um viver verdadeiro na fase adulta, com espontaneidade e em sociedade.

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Author Biographies

Bárbara de Castro Medeiros, Universidade Franciscana

Ciências Humanas, Psicologia

Marina Peripolli Antoniazzi, Universidade Franciscana

Docente de Psicologia na Universidade Franciscana

Fernanda Real Dotto, Universidade Franciscana

Docente de Psicologia na Universidade Franciscana

Cristina Saling Kruel, Universidade Franciscana

Docente de Psicologia na Universidade Franciscana

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Published

2022-05-18

How to Cite

de Castro Medeiros, B., Peripolli Antoniazzi, M., Real Dotto, F., & Saling Kruel, C. (2022). O brincar na fase adulta: um olhar Winnicottiano. Psicologia Argumento, 40(109). https://doi.org/10.7213/psicolargum.40.109.AO13