“Vermelho como o céu”: contribuições vygotskianas sobre defectologia e educação especial
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.40.110.AO15Keywords:
educação especial, desenvolvimento infantil, crianças com deficiência, deficiência visual, psicologia socialAbstract
O presente artigo de natureza teórico-conceitual tem por objetivo realizar uma analise do filme “Vermelho como o céu”, fundamentada na perspectiva teórica da Psicologia Histórico-cultural. Tal abordagem utiliza o método materialista histórico dialético, logo parte de uma compreensão historicizada do desenvolvimento dos processos psíquicos humanos. Para tal objetivo primeiramente será apresentada uma breve resenha do filme, contextualizando o leitor dos principais acontecimentos que permitem a compreensão do contexto e período histórico em que a trama se desenvolve. A seguir realizar-se-á uma retomada dos principais conceitos da teoria vygotskiana utilizada para alcançar os objetivos almejados. Dentre eles destaca-se as contribuições do autor no estudo da defectologia, área do conhecimento psicológico que estuda a educação especial e a criança com deficiência. Por fim, realizar-se-á a análise do filme em questão, atentando para algumas cenas gerais e particulares, que permitem reflexões embasadas na teoria mencionada. Conclui-se que é de extrema importância o estudo a respeito da educação especial e, mais especificamente sobre a especificidade da deficiência visual.Downloads
References
Barroco, S. M. S. (2007). A educação especial do novo homem soviético e a psicologia de L. S. Vigotski: implicações e contribuições para psicologia e a educação atuais. Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, Araraquara.
Bortone, C. (2007). Rosso come il cielo. Tradução: Vermelho como o céu. Estúdio: Orisa Produzioni. Direção: Cristiano Bortone. Produção: Cristiano Bortone e Daniele Mazzocca. Roteiro: Cristiano Bortone, Paolo Sassanelli, Monica Zapelli. Itália, 2006. Duração: 95 min. Gênero: Drama.
Leontiev, A. (2018). O homem e a cultura. In: A. Leontiev. O desenvolvimento do psiquismo. (H. Roballo, trad.) (pp. 277-302) 3. ed. São Paulo: Centauro. (Trabalho originalmente publicado em 1978).
Matos, N. S. D., & Barroco, S. M. S. (2017). A política de educação especial no Paraná: Marcos históricos da sua constituição. Rev. HISTEDBR On-line, 17, 1153-1168. doi: 10.20396/rho.v17i4.8651228
Sampaio, L. T. S., & Abreu, F. S. D. (2020). A inclusão escolar da pessoa com deficiência: um paradigma em construção em diálogo com L. S. Vigotski. Com Senso, 23, 74-81. Recuperado de: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/854
Tuleski, S. C. (2008). Vigotski: A construção de uma Psicologia Marxista. (2ªed). Maringá: Eduem.
Vygotsky, L. S. (2020) Pensamiento y linguaje. (J. P. T. Abadía, trad.). Santiago, Chile: Ediciones Paidós. (Trabalho originalmente publicado em 1934).
Vygotsky, L. S. (2017). Historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. (A. González, trad.). Buenos Aires, Argentina: Ediciones Colihue. (Trabalho originalmente publicado em 1934).
Vygotsky, L. S. (1997) Obras escogidas V – Fundamentos de Defectología. (J. G. Blank, trad.). Madri: Editorial Pedagógica, Moscú. (Trabalho originalmente publicado em 1983).
Vygotsky, L. S. (1996). O método instrumental em psicologia. In: L. S. Vigotski, Teoria e método em psicologia. (C. Berliner, trad.) (pp. 93-101). São Paulo: Martins Fontes. (Trabalho originalmente publicado em 1931).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Editora Universitária Champagnat
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.