Programa de qualidade na interação familiar e TEA: validade social

Authors

  • Ana Caroline Bonato da Cruz Universidade Federal do Paraná
  • Maria de Fátima Joaquim Minetto Universidade Federal do Paraná
  • Lidia Natalia Dobrianskyj Weber Universidade Federal do Paraná
  • Maria Solineide Oliveira Alencar Universidade Federal do Paraná
  • Christianne do Rocio Storrer de Oliveira Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum40.109.AO07

Keywords:

Transtorno do Espectro Autista, Grupo para pais, Treinamento para pais

Abstract

Ser pai e mãe de uma criança com Transtorno do Espectro Autista engloba desafios particulares que provocam diferentes emoções nos pais e exigem a constante reorganização familiar. Para contribuir com esse contexto foi elaborada a adaptação do Programa de Qualidade na Interação Familiar (Weber et al., 2018) para famílias com filhos com autismo. O objetivo deste estudo foi investigar a validade social da adaptação do Programa de Qualidade na Interação Familiar, por meio da aplicação de um questionário de validade social após a realização do programa com um grupo com 10 mães de crianças com autismo. O PQIF é um programa validado para pais com crianças até 12 anos, e os resultados indicam que algumas inclusões de vivências específicas para pais de crianças com autismo foram importantes. As participantes sinalizaram que participar de atividades vivenciais que promovem autoconhecimento de aprendizagem de manejos de vida familiar foi significativo para a mudança pessoal. A possibilidade de compartilhar opiniões sem julgamento, mas sim com acolhimento, foi elencada como uma importante característica para a adesão e envolvimento com as propostas do Programa. Além disso, elas pontuaram a importância de ter um tempo individual para si, diante da sobrecarga de funções e tarefas cotidianas, ressaltando a necessidade de autocuidado. Houve, inclusive, sugestão das participantes para o aumento de número de encontros e/ou maior tempo de duração dos encontros. Evidenciando a importância do cuidado com a saúde mental das mães para então possibilitar o desenvolvimento saudável da relação parental e o uso de práticas educativas adequadas.

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Author Biographies

Ana Caroline Bonato da Cruz, Universidade Federal do Paraná

Psicóloga. Mestre em Educação pela UFPR. Pesquisadora pela Linha de Pesquisa “Processos Psicológicos em Contextos Educacionais” do PPGE da UFPR. Curitiba, Paraná, Brasil.

Maria de Fátima Joaquim Minetto, Universidade Federal do Paraná

Psicóloga. Mestre em Educação pela UFPR. Doutora e Pós-Doutora em Psicologia pela UFSC. Professora do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação na Universidade Federal do Paraná. Curitiba, Paraná, Brasil.

Lidia Natalia Dobrianskyj Weber, Universidade Federal do Paraná

Psicóloga. Mestre e Doutora em Psicologia Experimental pela USP. Pós-Doutora em Processos do Desenvolvimento Humano e Saúde pela UNB. Professora sênior do Mestrado e Doutorado de Educação da Universidade Federal do Paraná.

Maria Solineide Oliveira Alencar, Universidade Federal do Paraná

Psicóloga. Mestranda em Educação pela UFPR, na Linha de Pesquisa “Processos Psicológicos em Contextos Educacionais”. Curitiba, Paraná. Brasil.

Christianne do Rocio Storrer de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Psicóloga. Mestranda em Educação pela UFPR, na Linha de Pesquisa “Processos Psicológicos em Contextos Educacionais”. Especialista em Psicologia Escolar/Educacional. Curitiba, Paraná, Brasil

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Published

2022-05-18

How to Cite

Bonato da Cruz, A. C., Minetto, M. de F. J., Weber, L. N. D., Alencar, M. S. O., & de Oliveira, C. do R. S. (2022). Programa de qualidade na interação familiar e TEA: validade social. Psicologia Argumento, 40(109). https://doi.org/10.7213/psicolargum40.109.AO07