Psicodinâmica do Burnout em uma Professora de Ensino Fundamental e Médio

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.40.111.AO13

Keywords:

Burnout, Professores Escolares, Psicodiagnóstico Interventivo, Psicanálise, Teste de Apercepção Temática,

Abstract

A presente pesquisa objetivou compreender a Síndrome de Burnout e seus desdobramentos numa professora do Ensino Fundamental e Médio, que apresenta essa condição. Trata-se de uma pesquisa clínica e qualitativa, que adotou o referencial teórico psicodinâmico, tendo seus dados coletados a partir de sessões de Psicodiagnóstico interventivo. Foram utilizados como instrumentos: questionário sociodemográfico e laboral; entrevista semiestruturada; Teste da casa-árvore-pessoa; Inventários de Depressão e Ansiedade de Beck; Teste de Apercepção Temática e Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo. Como resultado observou-se uma dinâmica psíquica caracterizada por um conflito entre Ego e seu ideal. Os mesmos conflitos também foram expressos no setting a partir da dinâmica transferencial, gerando um fenômeno aqui designado como Burnout transferencial.

 

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Published

2022-11-02

How to Cite

Sampaio, T., Silva, V., Medeiros, D., & Salles, R. J. (2022). Psicodinâmica do Burnout em uma Professora de Ensino Fundamental e Médio. Psicologia Argumento, 40(111). https://doi.org/10.7213/psicolargum.40.111.AO13