Habilidades sociais em estudantes em classe de aceleração do Ensino Fundamental

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum40.109.AO01

Keywords:

Habilidades Sociais, Apoio social, Motivação, Ensino Fundamental

Abstract

O presente estudo tem o objetivo de demonstrar que os alunos em defasagem, que são mais habilidosos socialmente possuem melhor Rendimento Escolar (RE), mais Motivação para Aprender e maior Percepção de Apoio Social. Procurou-se verificar se o RE pode ser  explicado pelas Habilidades Sociais de Adolescentes, pela Motivação para Aprender e pela Percepção de Apoio Social dos alunos com dois ou mais anos de distorção matriculados em classes de aceleração. Participaram do estudo 250 estudantes entre 15 e 18 anos (M = 16,37; DP = 0,90) de ambos os sexos. Os dados foram coletados no ambiente de sala de aula e com a prévia concordância da direção, docentes e responsáveis. Foi realizado um convite aos estudantes com antecedência. Utilizou-se o Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes, a Escala de Motivação para Aprender para o Ensino Fundamental, a Escala de Percepção de Apoio Social e os mapas do Rendimento Escolar. Os resultados apontaram que a empatia, a civilidade, o autocontrole e a desenvoltura social são Habilidades Sociais de relevância para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos. O estudo apontou que trabalhar a motivação intrínseca e extrínseca possibilita um melhor rendimento escolar, assim como a percepção do apoio acolhedor do docente.  O estudo contribuiu com dados sobre a  concepção dos estudantes sobre professores que são percebidos como colaboradores dos desafios escolares, fazendo com que o aluno se sinta mais acolhido e protegido, possibilitando uma relação afetiva e um ambiente de ensino e aprendizagem mais promissor.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Humberto Claudio Passeri Medeiros, Universidade Salgado de Oliveira

Doutorando em Psicologia pela Universidade Salgado de Oliveira e Professor na Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro.

adriana benevides Soares, Universidade Salgado de Oliveira e Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Titular do programa de Pós-gradução em Psicologia (mestrado e doutorado) da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) e professora Titular do Departamento de Cognição e Desenvolvimento e do programa de Pós-gradução em Psicologia Social (mestrado e doutorado) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

marcia cristina monteiro, União da Instituições de Ensino de São Paulo UNIESP

Professora Titular de Psicologia na graduação e pós-graduação na União Nacional das Instituições de Ensino de São Paulo (UNIESP), atua na Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, na área de Psicologia Clínica e atuou como Psicóloga Educacional na Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias.

References

Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (2018). Critério Brasil. Recuperado em 02 maio, 2020, de http://www.abep.org

Antunes, C., & Fontaine, A. M. (2005). Percepção de Apoio Social na adolescência: análise fatorial confirmatória da escala Social SupportAppraisals. Paidéia, 15(32), 355–366. http://doi.org/10.1590/S0103-863X2005000300005

Bartholomeu, D., Montiel, J. M., Néia, S., & Silva, M. C. R. (2016). Habilidades Sociais e desempenho escolar em português e matemática em estudantes do ensino fundamental. Temas Em Psicologia, 24(4), 1343–1358. https://doi.org/10.9788/TP2016.4-09Pt

Blair, B. L., & Perry, N. B. (2019). Parental sensitivity and friendship development: The mediating role of cooperation. Social Development, 28(1), 106–119. https://doi.org/10.1111/sode.12332

Bokhorst, C. L., Sumter, S. R., & Westenberg, P. M. (2010). Social Support from Parents, Friends, Classmates, and Teachers in Children and Adolescents Aged 9 to 18 Years: Who Is Perceived as Most Supportive? Social Development, 19(2), 417–426. http://doi.org/10.1111/j.1467-9507.2009.00540.x

Boruchovitch, E., Alencar, E. M. L. S. de, Fleith, D. de S., & Fonseca, M. S. da. (2013). Motivação do aluno para aprender: fatores inibidores segundo gestores e coordenadores pedagógicos. ETD - Educação Temática Digital, 15(3), 425–442.

Bzuneck, J. A., & Guimarães, S. É. R. (2004). Aprendizagem escolar em contextos competitivos. In E. Boruchovitch & J. A. Bzuneck (Orgs.). Aprendizagem: contextos psicológicos e contexto social na escola (pp. 251-277). Petrópolis, RJ: Vozes.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2009). Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes: Manual de apliação, apuração e interpretação. São Paulo: Editora Casa do Psicólogo.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2005). Psicologia das Habilidades Sociais na Infância: Terapia e educação: Petrópolis, RJ: Vozes.

Diniz, E., & Koller, S. H. (2010). O afeto como um processo de desenvolvimento ecológico. Educar Em Revista, (36), 65–76. https://doi.org/10.1590/s0104-40602010000100006

Fernandes, L. M., Leme, V. B. R., Elias, L. C. S., & Soares, A. B. (2018). Preditores do desempenho escolar ao final do ensino fundamental: histórico de reprovação, Habilidades Sociais e apoio social. Temas Em Psicologia, 26(1), 215–228. https://doi.org/10.9788/tp2018.1-09pt

Gil, N. de L. (2018). Reprovação escolar no Brasil: história da configuração de um problema político-educacional. Revista Brasileira de Educação, 23(0). https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230037

Gonçalves, T. R., Pawlowski, J., Bandeira, D. R., & Piccinini, C. A. (2011). Avaliação de apoio social em estudos brasileiros: aspectos conceituais e instrumentos. Ciência & Saúde Coletiva, 16(3), 1755–1769. http://doi.org/10.1590/S1413-81232011000300012

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira-INEP (2019). Censo da Educação Básica: Sinopse Estatística – 2019. Disponível em:< http://www.inep.gov.br/superior/censosuperior/sinopse/default.asp>. Acesso em março de 2020

Lourenço, A. A., & Paiva, M. O. A. De. (2010). A motivação escolar e o processo de aprendizagem. CiênciasCognição, 15(2), 132–141.

MacCormack, J. K., Castro, V. L., Halberstadt, A. G., & Rogers, M. L. (2019). Mothers’ interoceptive knowledge predicts children’s emotion regulation and social skills in middle childhood. Social Development. https://doi.org/10.1111/sode.12418

Martinez, M. J. B., Currás, M. P., Valcárcel, N. M., & García, R. M. (2016). Dimensões da Motivação na aprendizagem a partir da perspectiva dos alunos: 20 anos de pesquisa. Psicologia em Estudo, 20(4), 599–610. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v20i4.28227

Marturano, E. M., & Gardinal-Pizato, E. C. (2015). Preditores de Desempenho Escolar no 5o Ano do Ensino Fundamental. Psico, 46(1), 16. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2015.1.14850

Meuwese, R., Cillessen, A. H. N., & Güroğlu, B. (2017). Friends in high places: A dyadic perspective on peer status as predictor of friendship quality and the mediating role of empathy and prosocial behavior. Social Development, 26(3), 503–519. https://doi.org/10.1111/sode.12213

Neves, E. R. C., & Boruchovitch, E. (2007). Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos do Ensino Fundamental (EMA). Psicologia: Reflexão e Crítica, 20(3), 406-413.

Nunes, T. G. R., Pontes, F. A. R., Silva, L. I. da C., & Dell´Aglio, D. D. (2014). Fatores de risco e proteção na escola: Reprovação e expectativas de futuro de jovens paraenses. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 18(2), 203–210. http://doi.org/http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2014/0182732

Paulino, P., Sá, I., & Silva, A. L. da. (2015). Autorregulação da Motivação: Crenças e Estratégias de Alunos Portugueses do 7o ao 9o Ano de Escolaridade. Psicologia: Reflexão e Crítica, 28(3), 574–582. https://doi.org/10.1590/1678-7153.201528316

Pereira, F. O. (2015). Especificidades do rendimento, aptidão e motivação escolares em alunos com dificuldades de aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional, 19(3), 525–536. https://doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0193889

Polonia, A. D. C., & Dessen, M. A. (2007). A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. Paidéia, 17(36), 21–32. http://doi.org/10.1590/S0103-863X2007000100003

Sapienza, G., Schoen, T., & Fisberg, M. (2014). Efeitos da intervenção psicológica na competência social de adolescentes obesos. Psicologia, Saúde e Doenças, 15(3), 612–622.

Sergis, S., Sampson, D. G., & Pelliccione, L. (2018). Investigating the impact of Flipped Classroom on students’ learning experiences: A Self-Determination Theory approach. Computers in Human Behavior, 78, 368–378. https://doi.org/10.1016/j.chb.2017.08.011

Silva, S. B. da, & Rapoport, A. (2015). Desempenho escolar de crianças em situação de vulnerabilidade social. Revista Educação em Rede: Formação e Prática Docente, (51), 1–26.

Squassoni, C. E., Matsukura, T. S., & Panúncio-Pinto, M. P. (2014). Apoio social e desenvolvimento socioemocional infanto juvenil. Revista Terapia Ocupacional, 25(1), 27–35. http://doi.org/http://dx.doi.org/10.11606

Van der Stouwe, T., Asscher, J. J., Hoeve, M., Van der Laan, P. H., & Stams, G. J. J. M. (2018). Social skills training (SST) effects on social information processing skills in justice-involved adolescents: Affective empathy as predictor or moderator. Children and Youth Services Review, 90, 1–7. https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2018.05.006

Vaux, A., Phillips, J., Holly, L., Thomson, B., Williams, D., & Stewart, D. (1986). The social support appraisals (SSA) scale: Studies of reliability and validity. American Journal of Community Psychology, 14(2), 195–218. http://doi.org/10.1007/BF00911821

Published

2022-05-18

How to Cite

Medeiros, H. C. P., Soares, adriana benevides, & monteiro, marcia cristina. (2022). Habilidades sociais em estudantes em classe de aceleração do Ensino Fundamental. Psicologia Argumento, 40(109). https://doi.org/10.7213/psicolargum40.109.AO01