Bullying, preconceito e autoestima: discutindo as principais relações e distinções

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.102.AO03

Keywords:

escola, preconceito, bullying, autoestima, estudantes

Abstract

O preconceito e o bullying são duas formas de violência escolar que podem atingir diferentes grupos socioculturais. São entendidos, na literatura científica, como fenômenos que causam prejuízos emocionais, cognitivos e comportamentais nos alvos da agressão, afetando a avaliação, ou autoestima, fator importante para o desenvolvimento individual e as relações interpessoais. Neste estudo, foi realizada uma revisão narrativa não-sistemática que objetivou apresentar e discutir os principais conceitos, relações e distinções entre preconceito, bullying e autoestima. Foi realizado um levantamento no banco de dados da Scielo, Pepsic e periódicos CAPES, através da plataforma CAFe, de artigos científicos, dissertações, teses e livros, que promoviam o debate dos construtos apresentados, por meio dos descritores em português. Os resultados demonstraram que o preconceito e o bullying são fenômenos articulados que afetam, negativamente, a convivência, representando um perigo às escolas, devido as práticas agressivas serem percebidas como “brincadeiras”, ocasionando a naturalização entre os grupos. Além disso, notou-se que a autoestima é uma variável importante no enfrentamento dessas condutas, por ser um indicativo para a criação de habilidades sociais que favorecem a saúde mental dos envolvidos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vitor José Matos, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe.

Pós-graduado em Psicologia do trânsito pela Faculdade Pio X.

Graduado em psicologia pela Universidade Tiradentes/SE.

Joilson Pereira Silva, Universidade Federal de Sergipe

Docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia pela UFS (Universidade Federal de Sergipe), São Cristóvão, Sergipe, Brasil. Doutorado em Psicologia pela Universidade Complutense de Madrid, Espanha, e pós-doutor em Psicologia pela Universidad Autônoma de Barcelona, Espanha.

Karine David Santos, Universidade Federal de Sergipe

Discente/doutoranda do Psicologia de Pós-graduação pela UFS (Universidade Federal de Sergipe), São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

Valéria Maria Guimarães, Universidade Federal de Sergipe

Discente/doutoranda do Psicologia de Pós-graduação pela UFS (Universidade Federal de Sergipe), São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

References

Abramovay, M. (2015). Programa de prevenção a violência nas escolas. Brasília: Apresentação da Faculdade Latino Americano de Ciências Sociais (FLACSO). Recuperado de http://flacso.org.br/?s=violência+nas+escolas

Antunes, D. C. (2010). Bullying, Razão Instrumental e Preconceito. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Antunes D. C., & Zuin, A. A. S. (2008). Do Bullying ao Preconceito: Os desafios da barbárie à educação. Psicologia e Sociedade, 20(1), 33-41. Recuperado de https://www.academia.edu/4330641/Do_bullying_ao_preconceito_os_desafios_da_barbárie_à_educação

Bamberg, M., & Zielke, B. (2007). From dialogical practices to polyphonic thought? Developmental inquiry and where to look for it. International Journal for Dialogical Sciences, 2(1), 223-242. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/252174230_FROM_DIALOGICAL_PRACTICES_TO_POLYPHONIC_THOUGHT_DEVELOPMENTAL_INQUIRY_AND_WHERE_TO_LOOK_FOR_IT

Bandeira, C. M., & Hutz, C. S. (2010). As implicações do Bullying na autoestima dos adolescentes. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 14(1), 131-138. Recuperado de https://www.scielo.br/pdf/pee/v14n1/v14n1a14

Bandeira, C. M., & Hutz, C. S. (2012). Bullying: prevalência, implicações e diferenças entre os gêneros. Psicologia Escolar e Educacional, 16(1), 35-44. Recuperado de https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-85572012000100004&script=sci_arttext

Binsfeld, A. R., & Lisboa, C. S. M. (2010). Bullying: Um estudo sobre papéis sociais, ansiedade e depressão no contexto escolar do Sul do Brasil. Interpersona, 4(1), 74-105. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/49595042_Bullying_Um_estudo_sobre_papeis_sociais_ansiedade_e_depressao_no_contexto_escolar

Bodenhausen, G.V., & Richeson, J. A. (2010). Prejudice, Stereotyping, and Discrimination. In R. F. Baumeister & E. J. Finkel (Eds.), Advanced Social Psychology: The State of the Science (pp. 341-383). New York: Oxford University Press. Recuperado de https://www.scholars.northwestern.edu/en/publications/prejudice-stereotyping-and-discrimination

Brito, C. C., & Oliveira, M. T. (2013). Bullying and self-esteem in adolescents from public schools. Jornal de Pediatra, 89(6), 601-607. Recuperado de https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S225555361300116X

Buhrmester, M., Swann, W. B., & Blaton, H. (2011). Implicit self-esteem: Nature, measurement, and a new way forward. Journal of Personality and Social Psychology, 100(2), 365-385. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/47642315_Implicit_Self-Esteem_Nature_Measurement_and_a_New_Way_Forward

Bushman, B. J., Baumeister, R. F., Thomaes, S., Ryu, E., Begeer, S., & West, S. (2009). Looking again, and harder, for a link between low self-esteem and aggression. Journal of Personality, 77(2), 424-446. Recuperado de https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1467-6494.2008.00553.x

Chaves, D. R. L., & Souza, M. R. (2018). Bullying e Preconceito: A atualidade da barbárie. Revista Brasileira de Educação, 23, e230019, 1-17. Recuperado de https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782018000100214&script=sci_abstract&tlng=pt

Coopersmith, S. (1989). Coopersmith – self-esteem Inventory. Palo Alto, CA: Consulting Psychologists Press.

Cordeiro, A. F., M., & Buendgens, J. F. (2012). Preconceitos na escola: Sentidos e Significados atribuídos pelos adolescentes no Ensino Médio. Psicologia Escolar e Educacional, 16(1), p.45-54. Recuperado de https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-85572012000100005&script=sci_abstract&tlng=pt

Crandall, C. S., & Eshleman, A. (2003). A justification suppression model of the expression and experience of prejudice. Psychological Bulletin, 129(3), 414-446. Recuperado de https://psycnet.apa.org/record/2003-00782-007

Crochík, J. L. (2015). Formas de violência escolar: Preconceito e Bullying. Movimento, 3(2), 29-56. Recuperado de http://www.periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32559/18694

Crochík, J. L. (2016). Educação inclusiva: algumas pesquisas. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas.

Crochík, J. L. (2019). Preconceito e Bullying: marcas de regressão psíquica socialmente induzida. Psicologia USP, 30, e190006. Recuperado de http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642019000100215&lng=en&nrm=iso

Crochík, J. L., & Crochík, N. (2017). Bullying, Preconceito e Desempenho Escolar: uma nova perspectiva. São Paulo: Benjamim Editorial.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2011). Habilidades sociais: intervenções efetivas em grupo. São Paulo, SP: Casa do Psicólogo.

Del Vale, G. F. (2019). Influência de parâmetros biométricos e sociodemográficos na resiliência, autoestima, satisfação e percepção corporal de adolescentes do ensino fundamental II. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de São Carlos, São Paulo. Recuperado de https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11231

Dovidio, J. F., Hewstone, M., Glick, P., & Esses, V. M. (2010). Prejudice, Stereotyping and Discrimination: Theoretical and Empirical Overview. In: J. F. Dovidio, M. Hewstone, P. Glick, & V. M. Esses (Eds). The SAGE handbook of prejudice, stereotyping and discrimination (pp. 3-28). London: SAGE. Recuperado de https://www.semanticscholar.org/paper/Prejudice%2C-stereotyping-and-discrimination%3A-and-Dovidio Hewstone/b1cea4d91d9593ba5b9790c8159bf35004cd8ac5

Fante, C. (2005). Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. São Paulo: Verus.

Fante, C. (2011). Fenômeno Bullying (6a ed.), Campinas-SP: Verus.

Feldmann, L. R. A., Mattos, A. P., Halpern, R., Rech, R., Bonne, C. C., & Araújo, M. B. (2009). Implicações psicossociais na obesidade infantil em escolares de 7 a 12 anos de uma cidade Serrana do Sul do Brasil. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, 3(15), 225-233. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4837828

Gatto, R. C. J., Garbin, A. J. I., Corrente, J. E., & Garbin, C. A. S. (2017). Self-esteem level of Brazilian teenagers victims of bullying and its relation with the need of orthodontic treatment. Revista Gaúcha Odontologia, 65(1), 30-36. Recuperado de https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-86372017000100030

Gloppen, K., McMorris, B., Gower, A., & Eisenberg, M. (2018). Associations between bullying involvement, protective factors, and mental health among American Indian youth. American Journal of Orthopsychiatry, 88(4), 413-421. Recuperado de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28816487

Herrera Rubalcaba, D., & Sánchez Quintero, C. (2013). Tipología y grado de prejuicio de un grupo de españoles hacia el colectivo colombiano. Una lectura con perspectiva de género. Educación Y Humanismo, 15(24), 236-247. Recuperado de http://revistas.unisimon.edu.co/index.php/educacion/article/view/2218

Hoffmann, C. (2012). Bystanders in Bullying situations: Differences between participant troles and their reactioins to manipulation. Dissertação de Mestrado, Department Psychology of Conflict Risk and Safety, University of Twente, Países Baixos. Recuperado de https://www.semanticscholar.org/paper/Bystanders-in-bullying-situations%3A-differences-and-Hoffmann/ec6566c13e6902f1e8380739e549b9e24831528c

Horkheimer, M., & Adorno, T. W. (1985). Dialética do esclarecimento. 2º ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Hutz, C. S., & Zanon, C. (2011). Revisão da adaptação, validação e normatização da escala de autoestima de Rosenberg. Avaliação Psicológica, 10(1), 41-49. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712011000100005

Imhoff, D., Dreizik, M., & Brussino, S. (2020). Análisis psicosocial del prejuicio hacia trabajadoras sexuales. CS, (30), 173-196. Recuperado de http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S2011-03242020000100173&script=sci_abstract&tlng=en

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2015). Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE). Rio de Janeiro: IBGE. Relatório de pesquisa. Recuperado de https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9134-pesquisa-nacional-de-saude-do-escolar.html

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2019). Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem revela impacto do bullying nas escolas. (INEP). Recuperado de http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/pesquisa-internacional-sobre-ensino-e-aprendizagem-revela-impacto-do-bullying-nas-escolas/21206

Kleiman, E. M., & Riskind, J. H. (2013). Utilized social support and self-esteem mediate the relationship between perceived social support and suicide ideation. A Test of a Multiple Mediator Model. Crisis, 34(1), 42-49. Recuperado de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22846448

Krech, D., Crutchfield, R. S., & Ballachey, E. L. (1975). O indivíduo na sociedade: um manual de psicologia social. São Paulo: Pioneira.

Lei nº 13.185, de 6 de novembro de 2015. (2015, 6 de novembro). Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying). Diário Oficial da União: seção 1. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13185.htm

Lima, M. E. O. (2011). Preconceito. In L. Camino, A. R. R. Torres, M. E. O. Lima, & M. E. Pereira (Eds). Psicologia Social: Temas e Teorias (pp. 587-640). Brasília: Technopolitik.

Lisboa, C. S. (2005). Comportamento agressivo, vitimização e relações de amizade de crianças em idade escolar: fatores de risco e proteção. Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Recuperado de https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/6875

Lisboa, C. S., Braga, L. L., & Ebert, G. (2009). O fenômeno bullying ou vitimização entre pares na atualidade: definições, formas de manifestação e possibilidades de intervenção. Contextos Clínicos, 2(1), 59-71. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-34822009000100007&lng=pt&tlng=pt.

Lopes Neto, A. A. (2011). Bullying: Saber Identificar e Como Prevenir. São Paulo: Brasiliense.

Lopes Neto, A. A., & Saavedra, L. H. (2004). Diga não ao bullying: Programa de Redução do Comportamento Agressivo entre Estudantes. Rio de Janeiro: Abrapia.

Lopez Junior, P. F. (2010). A Autoestima e sua influência no espaço escolar, com a atuação dos orientadores educacional e pedagógico. Monografia, Pós-Graduação “Lato sensu”, Curso de Orientação Educacional e Pedagógica, Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro. Recuperado de http://www.avm.edu.br/monoteca.asp?tipo

Malta, D. C., Mello, F. C. M., Prado, R. R., Sá, A. C. M. G. N., Marinho, F., Pinto, I. V., Silva, M. M. A., & Silva, M. A. I. (2019). Prevalência de bullying e fatores associados em escolares brasileiros, 2015. Ciência & Saúde Coletiva, 24 (4), 1359-1368. Recuperado de http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232019000401359

Manzini, R. G. P., & Branco, A. U. (2017). Bullying: Escola e Família Enfrentando a Questão. Porto Alegre, RS: Mediação.

Martins, J. J., & Kämpf, R. (2014). Preconceito e Repetição: Diferentes maneiras de entender o Bullying. Curitiba, PR: Positivo.

Mendes, A. R., Dohmsn, K. P., Lettnin, C., Zacharias, J., Mosquera, J. J. M., & Stobäus, C. D. (2012). Autoimagem, Autoestima e Autoconceito: Contribuições pessoais e profissionais na docência. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. São Paulo. Recuperado de https://m.scirp.org/index.html

Muniz, J. (2018). Desempenho Acadêmico: Um estudo sobre a influência da Autoestima no rendimento escolar de discentes dos últimos anos do Ensino Fundamental II. Dissertação de Mestrado, Programa Stricto Sensu em Educação, Universidade Católica de Brasília, Brasília. Recuperado de http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UCB_c1927a0bb4448af6ee9b65962c9eefcd

Nunes, S. S. (2010). Racismo contra negros: um estudo sobre o preconceito sutil. Tese de Doutorado, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-27072010-082636/pt-br.php

Oliboni, S. P., Lunardi, V. L., Lunardi, G. L., Pereira, B. O., & Oliveira, W. A. (2019). Prevalência do bullying entre alunos do ensino fundamental. Aletheia, 52 (1), 8-21. Recuperado de http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/aletheia/article/view/5278

Olweus, D. (1993). Bullying at School. What we know and what we can do. Oxford, UK: Blackwell.

Olweus, D. (2013). School Bullying: Development and some important challenges. Annual Review of Clinical Psychology, 9(1), 751-80. Recuperado de: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23297789

Paixão, R. F., Patias, N. D., & Dell’Aglio, D. D. (2018). Autoestima e Sintomas de Transtornos Mentais na Adolescência: Variáveis Associadas. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 34(1), e34436, p. 1-8. Recuperado de https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722018000100535&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Parker, R. (2012), Stigma, Prejudice and Discrimination in global public health. Caderno de Saúde Pública, 28(1), 164-169. Recuperado de http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2012000100017

Pereira, C. R., Vala, J. A., & Costa-Lopes, R. (2010). From prejudice to discrimination: the legitimizing role of perceived threat in discrimination against immigrants. European Journal of Social Psychology, 40(7), 1231-1250. Recuperado de https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/ejsp.718

Pettigrew, T. F., & Meertens, R. W. (1995). Subtle and blatant prejudice in Western Europe. European Journal of Social Psychology, 25(1), 57-75. Recuperado de https://psycnet.apa.org/record/1995-28884-001

Pham, T. B., Schapiro, L. E., John, M., & Adesman, A. (2017). Weapon carrying among victims of bullying. Pediatrics, 140(6), e20170353. Recuperado de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29180461

Piqueiro, A. R., Piqueiro, N. L., & Underwood, M. K. (2017). Correlates of and consequences for bully-victimis in a sample of serious adolescent offenders. Youth Violence and Juvenile Justice, 15(4), 359-373. Recuperado de https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1541204016657396

Rigby, K. (1999). What harm does bullying do? Children and Crime: Victims and Offenders. 1-13. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/242084964_WHAT_HARM_DOES_BULLYING_DO

Rocha, W. A. R., Paixão, L. V. J., Teixeira, J. A. L., Paixão, N. E., Soares, C. F., & Rocha, K. L. F. (2019). Bullying na escola: Enfrentamento na perspectiva do docente. Revista Psicologia e saberes, 8(11), 279-304. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/index.php/psicologia/article/view/986

Rodkin, P. C. R., Espelage, D. L., & Hanish, L. D. (2015). A relational framework for understanding bullying. Developmental antecedents and outcomes. American Psychologist, 70(4), 311-321. Recuperado de https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25961312/

Rosenberg, M. (1965). Society and the adolescent self-image. Princeton: Princeton University Press.

Rother, E. T. (2007). Revisão sistemática x revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, 20(2), 5-6. Recuperado de http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002007000200001

Rozani, T. M., Noto, A. R., & Silveira, P. S. (2015). Reduzindo o Estigma entre Usuários de Drogas: Guia para profissionais e gestores. Editora UFJF: Juiz de Fora.

Rudman, L. A., Dohn, M. C., & Fairchild, K. (2007). Implicit self-esteem compensation: automatic threat defense. Journal of personality and social psychology, 93(5), 798-813. Recuperado de https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17983301/

Salmivalli, C., Lagerspetz, K., Björkqvist, Österman, K., & Kaukiainen, A. (1996). Bullying as a group process: Participant roles and their relations to social status within the group. Aggressive Behavior, 22(1), 1-15. Recuperado de https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/%28SICI%291098-2337%281996%2922%3A1<1%3A%3AAID-AB1>3.0.CO%3B2-T

Sampaio, J. M. C., Santos, G. V., Oliveira, W. A., Silva, J. L., & Silva, M. A. I. (2015). Prevalência de bullying e emoções de estudantes envolvidos. Texto Contexto Enfermagem, 24(2), 344-352. Recuperado de https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-07072015000200344&script=sci_abstract&tlng=pt

Schultheisz, T. S. V., & Aprile, M. R. (2013). Autoestima, conceitos correlatos e avaliação. Revista Equilíbrio Corporal e Saúde, 5(1), 36-48. Recuperado de https://www.academia.edu/12178758/AUTOESTIMA_CONCEITOS_CORRELATOS_E_AVALIAÇÕES

Smith, P., & Sharp, S. (1994). School bullying: insights and perspectives. New York: Routledge.

Silva, D. A. (2019). A autoestima e o comportamento suicida em estudantes universitários: uma revisão de literatura. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(1), 1-6. Recuperado de https://www.acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/422/435

Silva, J. L., Oliveira, W. A., Carlos, D. M., Lizzi, E. A. S., Rosário, R., & Silva, M. A. I. (2018). Intervenção em habilidades sociais e bullying. Revista Brasileira de Enfermagem, 71(3), 1085-1091. Recuperado de https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672018000301085&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Sousa, M. D., Araújo, B., & Pereira, B. (2016). Bullying, Autoestima e Suporte social, que relação? In B. Pereira, A. J. G. Barbosa, & L. M. Lourenço (Eds). Estudos sobre Bullying: Família, Escola e Atores (pp.163-177). Recuperado de https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/43350

Souza, J. M. (2013). Bullying: uma das faces do preconceito no contexto escolar. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, Universidade Federal de Sergipe, Sergipe. Recuperado de https://www.repositorio.ufs.br/handle/riufs/6013

Souza, J. M., Silva, J. P., & Faro, A. (2015). Bullying e Homofobia: Aproximações Teóricas e Empíricas. Psicologia Escolar e Educacional, 19(2), 289-298. Recuperado de http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000200289

Souza, R., Pereira, B. O., & Lourenço, L. M. (2011). O bullying, locais e representações dos recreios: Estudos com crianças de uma escola básica de 5° e 6° anos. In A. J. Barbosa, L. M. Lourenço, & M. B. Pereira (Eds.). Bullying Conhecer e Intervir (pp. 33-49). Minas Gerais: UFJF.

Terroso, L. B., Wendt, G. W., Oliveira, M. S., & Argimon, I. I. L. (2016). Habilidades sociais e Bullying em adolescentes. Temas em psicologia, 24(1), 251-259. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2016000100013

Van Ryzin, M. J., & Roseth, C. J. (2018). Cooperative learning in middle school: A means to improve peer relations and reduce victimization, bullying, and related outcomes. Journal of Educational Psychology, 110(8), 1192-1201. Recuperado de https://psycnet.apa.org/record/2018-08642-001

Voli, F. (1998). La Autoestima del profesor, manual de reflexión y acción educativa. Madrid: PPC Editorial.

Zequinão, M. A., Medeiros, P., Lise, F. A., Trevisol, M. T. C., & Pereira, M. B. F. L. O. (2019). Associação entre bullying escolar e o país de origem: Um estudo transcultural. Revista Brasileira de Educação, 24, e240013, 1-22. Recuperado de https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100207

Zunino, L. M. R., Bastos, J. L. D., Coelho, I. Z., Mendes, F., & Massignam, F. M. (2015). A discriminação no ambiente universitário: Quem, onde e por quê? Revista Saúde e Transformação Social, 6(1), 13-30. Recuperado de http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/3595

Published

2020-09-29

How to Cite

Matos, V. J., Silva, J. P., Santos, K. D., & Guimarães, V. M. (2020). Bullying, preconceito e autoestima: discutindo as principais relações e distinções. Psicologia Argumento, 38(102), 647–668. https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.102.AO03

Issue

Section

Articles