Compreensão de texto e desempenho acadêmico em estudantes universitários cotistas e não cotistas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.101.AO03

Keywords:

leitura, compreensão de leitura, desempenho acadêmico

Abstract

O presente estudo teve como objetivo investigar o nível de compreensão de texto em estudantes universitários e sua relação com o desempenho acadêmico. Participaram da pesquisa 161 estudantes universitários dos cursos de Pedagogia e Serviço Social de uma Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro. Foram utilizados três instrumentos: Questionário Sócio Demográfico e Histórico Escolar (CR), Teste Cloze de Compreensão de Leitura e Matrizes Progressivas do Raven Geral – MPR. Os resultados evidenciaram que há correlação estatisticamente significativa entre compreensão de texto e desempenho acadêmico de estudantes universitários, mostraram também para esta amostra que não há diferença no nível de compreensão de texto em comparações entre cotistas e não cotistas, ou seja, estudantes que ingressaram por sistemas de cotas em relação ao grupo que entrou pelo sistema regular. De um modo geral, esses resultados corroboram com os já encontrados na literatura e expandem esse conhecimento para uma amostra ainda não estudada nessas condições que é a de estudantes ingressantes pelo sistema de cotas.

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Author Biography

Marlene Antonia Brandão Pires, UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA (UNIVERSO)

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Plínio Leite (1991). Atualmente é professor i - Colegio Estadual Aurelino Leal e TAE da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.Mestrado em Psicologia pela Universidade Salgado de Oliveira, Brasil(2016)

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Published

2020-08-04

How to Cite

Brandão Pires, M. A., & Mota, M. M. P. E. da. (2020). Compreensão de texto e desempenho acadêmico em estudantes universitários cotistas e não cotistas. Psicologia Argumento, 38(101), 450–464. https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.101.AO03

Issue

Section

Articles