Percepção de alunos de curso técnico de contabilidade sobre a escolha profissional
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.S01.AO18Keywords:
Escolha profissional. Valores sociais. Estudante.Abstract
A escolha profissional é um processo contínuo, composto de decisões complexas tomadas ao longo da vida. Este estudo avaliou a percepção de estudantes sobre escolha profissional. Participaram 17 alunos do curso técnico de Contabilidade, do período noturno, em Campinas, SP, a maioria mulheres (70,6%), com idade entre 17 e 35 anos (M = 23,2), que responderam um questionário com quatro questões (três abertas). A análise de conteúdo das respostas classificou-as em três categorias e nove subcategorias: I – Motivos da escolha profissional: a) afinidade pela profissão aliada ao surgimento de oportunidades na área; b) influência do grupo social de referência; II – Estabilidade financeira e reconhecimento social: a) estabilidade financeira; b) reconhecimento social; III – Características pessoais desejáveis na profissão: a) competências/atitude/comportamento; b) habilidades sociais e cognitivas; IV – Dificuldades na escolha profissional: a) incerteza na escolha profissional; b) dificuldades acadêmicas do curso/profissão; c) afinidade pela área versus comprometimento profissional. Estavam inseridos no mercado de trabalho, na área escolhida, 41% da amostra; e 33% estavam indecisos quanto à escolha profissional. O curso foi escolhido pela afinidade com a profissão, aliado às oportunidades nessa área de trabalho (82,35%). O grupo social de referência influenciou a escolha de 17,64% dos estudantes, que valorizam o reconhecimento social da profissão. Ela exige um perfil caracterizado por habilidades de autorregulação comportamental e emocional, além de habilidades cognitivas. Analisar esses fatores permite ter uma visão mais abrangente sobre a maturidade na escolha profissional, de forma que ela seja bem constituída e congruente.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-11-24
How to Cite
Vieira Gonzaga, L. R., & Fiorim Enumo, S. R. (2017). Percepção de alunos de curso técnico de contabilidade sobre a escolha profissional. Psicologia Argumento, 32. https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.S01.AO18
Issue
Section
Articles
License
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.