TEORIA DA MENTE: POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS

Authors

  • Nathalie Nehmy Ribeiro Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Taísa Candido de Batista Candido de Batista Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora
  • Marisa Cosenza Rodrigues Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.078.AO08

Keywords:

Teoria da mente. Educação infantil. Prática docente. Promoção.

Abstract


A teoria da mente, que investiga o entendimento que as crianças elaboram acerca da mente, incluindo as emoções, intenções, desejos e crenças, apresenta-se como uma área promissora e produtiva de pesquisa. Essa capacidade sociocognitiva é destacada como fundamental para a inserção da criança no mundo social e para um bom desempenho escolar infantil na medida em que a escola vem sendo destacada como um contexto facilitador e estimulador do desenvolvimento da compreensão dos estados mentais. O presente estudo, de natureza teórica, discute fundamentos referentes à teoria da mente e a sua possível relação com a escolarização infantil. Almeja-se conscientizar os educadores quanto à importância de atuarem como mediadores nesse processo e apresentar possíveis estratégias de promoção de seu desenvolvimento no contexto escolar, tais como a leitura mediada, a atribuição de termos mentais durante as trocas linguísticas, bem como o estímulo de atividades que envolvam as brincadeiras de faz de conta.

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Published

2017-11-24

How to Cite

Nehmy Ribeiro, N., Candido de Batista, T. C. de B., & Cosenza Rodrigues, M. (2017). TEORIA DA MENTE: POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS. Psicologia Argumento, 32(78). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.078.AO08

Issue

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