A ESCALA DE PERSONALIDADE MAQUIAVÉLICA (MPS): TRADUÇÃO E VALIDAÇÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicol.argum.6141Keywords:
Maquiavelismo. Organizações. Escala MPS. Validação. Fatorial confirmatória.Abstract
Este estudo trabalha com o maquiavelismo, mostrando suas relações com diversos temas organizacionais e buscando validar a Escala de Personalidade Maquiavélica – MPS (Dahling,Whitaker, Levy, 2009) para o contexto brasileiro. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa descritiva,quantitativa, com 264 funcionários de uma mesma instituição divididos, de forma randômica,em duas partes: a primeira utilizada na análise fatorial exploratória (AFE), para purificar os dados; e a segunda na análise fatorial confirmatória (AFC), para a validação do modelo. A AFE gerou uma estrutura multifatorial (amoralidade, descrença, desejo de controle e desejo de status) com 19 variáveis e valor do KMO de 0,760, valor mínimo de alpha de Cronbach de 0,606 (fator status) e cargas fatoriais acima de 0,60. Na AFC os índices de ajustes encontrados foram: χ² de 237,262; χ²/gL de 1,77, estando dentro do intervalo aceitável; RMSEA de 0,057,estando abaixo dos 0,08 recomendados como limite máximo; GFI de 0,902, CFI de 0,860; NFI de 0,734 e NNFI de 0,840, sendo que todos estes índices devem apresentar valores superiores a 0,90. Dessa forma, considera-se que o ajuste do modelo foi satisfatório, porém os resultados reforçaram a necessidade de novos estudos para validação da MPS, pois, além da redução de 45 para 19 itens, o modelo encontrado foi bem diferente do modelo original, validado por Dahling, Whitaker, Levy (2009).Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-11-24
How to Cite
Zampieri Grohmann, M., & Flores Battistella, L. (2017). A ESCALA DE PERSONALIDADE MAQUIAVÉLICA (MPS): TRADUÇÃO E VALIDAÇÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO. Psicologia Argumento, 30(70). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.6141
Issue
Section
Articles
License
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.