PRÁTICAS PARENTAIS: ASSOCIAÇÕES COM DESEMPENHO ESCOLAR E HABILIDADES SOCIAIS

Authors

  • Ricardo Prado Martins Prado Martins Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Sandra Adriana Neves Nunes Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Ana Maria Xavier Faraco Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Edi Cristina Manfroi Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Mauro Luís Vieira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),
  • Kenneth H. Rubin University of Maryland, Maryland

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.078.AO04

Keywords:

Práticas parentais. Habilidades sociais. Desempenho escolar.

Abstract

O presente estudo teve por objetivo investigar as múltiplas relações entre afeto parental, controle comportamental e psicológico, habilidades sociais e competência acadêmica em pré-adolescentes. Examinou-se também o impacto do gênero e da idade dos filhos sobre esses aspectos. As variáveis idade e nível de escolaridade dos pais foram igualmente examinadas, objetivando-se observar se exerceriam algum impacto sobre o comportamento de seus filhos. No total, 117 pais com filhos entre 10 e 13 anos responderam ao CRPR (Child Rearing Parental Report), instrumento que acessa as práticas parentais, e 5 professores responderam ao TRS (Teacher Rating Scale), que avalia o desempenho escolar da criança. Análises fatoriais exploratórias identificaram duas dimensões das práticas parentais (afeto e controle) e quatro dimen¬sões do desempenho escolar (sociabilidade, dificuldades escolares e emocionais, competência acadêmica e dificuldades emocionais). Análises adicionais revelaram três subdimensões para controle parental: controle psicológico, controle comportamental e superproteção. Os resultados indicaram que meninas são percebidas com mais habilidades sociais e acadêmicas; pais relataram práticas similares para ambos os sexos nas dimensões afeto e controle. O nível de escolaridade materna correlacionou-se positivamente com as dimensões: afeto, controle comportamental, competência acadêmica e controle psicológico, enquanto a escolaridade paterna correlacionou-se com competência acadêmica. Práticas parentais que combinam afeto e controle comportamental correlacionaram-se positivamente com competência acadêmica, e controle psicológico correlacionou-se negativamente com habilidades sociais. As diferentes influências que as práticas parentais exercem no desempenho acadêmico e nas habilidades sociais são discutidas.

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Published

2017-11-24

How to Cite

Prado Martins, R. P. M., Adriana Neves Nunes, S., Xavier Faraco, A. M., Cristina Manfroi, E., Luís Vieira, M., & H. Rubin, K. (2017). PRÁTICAS PARENTAIS: ASSOCIAÇÕES COM DESEMPENHO ESCOLAR E HABILIDADES SOCIAIS. Psicologia Argumento, 32(78). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.078.AO04

Issue

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