INFLUÊNCIA DOS JOGOS ELETRÔNICOS E VIRTUAIS NO COMPORTAMENTO SOCIAL DOS ADOLESCENTES
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicol.argum.7616Keywords:
Adolescência, Comportamento social, Videogame, Relações interpessoaisAbstract
O jogo constitui-se uma atividade universal que contribui para o desenvolvimento social, cognitivo e afetivo do ser humano. A percepção dos adolescentes em relação ao significado dos jogos eletrônicos e virtuais em seu cotidiano é a chave para a busca de respostas abordando algumas questões que caracterizem variáveis significativas como definição e importância, discriminação de quantidade de tempo, substituição de relações virtuais por reais, isolamento e possíveis comportamentos agressivos. Nesse sentido, a investigação buscou verificar a influência dos jogos eletrônicos e virtuais no comportamento social e interpessoal dos adolescentes. A parte empírica dessa investigação se deu por meio de um estudo exploratório de natureza quantitativa e qualitativa. A amostra desse estudo foi composta por 203 adolescentes de duas escolas públicas do município de Herval d’Oeste (SC). Como procedimento de coleta de dados, utilizou-se um questionário composto por questões objetivas e subjetivas; e para a análise, utilizou-se o conteúdo das respostas dos sujeitos participantes. Nos dados analisados, evidenciou-se que os adolescentes jogam por diversão, não percebendo componentes cognitivos e físicos que afetam o ato de jogar. A maior parte dos adolescentes, independente de gênero, apresentam preferências por jogos com componentes violentos. Conclui-se que os jogos eletrônicos e virtuais possuem características positivas e negativas de acordo com a percepção e significação do conceito subjetivo de cada indivíduo, tornando-se necessária a atenção ás reações disfuncionais do comportamento derivadas de sinais, sintomas e reações emocionais relacionadas com essa prática.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-11-24
How to Cite
da Silva Cavalli, F., Ceron Trevisol, M. T., & Vendrame, T. (2017). INFLUÊNCIA DOS JOGOS ELETRÔNICOS E VIRTUAIS NO COMPORTAMENTO SOCIAL DOS ADOLESCENTES. Psicologia Argumento, 31(72). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.7616
Issue
Section
Articles
License
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.