MAPEAMENTO DE PRÁTICAS VIOLENTAS COMO DISPOSITIVO DE INTERVENÇÃO DA PSICOLOGIA NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicol.argum.6139Keywords:
Violência. Escola. Psicologia. Psicologia e educação. Psicologia escolar.Abstract
Este artigo discute o tema violências e escola, com base em pesquisa de levantamento realizada em 13 escolas públicas estaduais de Chapecó (SC), por meio da aplicação de questionário a 693 estudantes do ensino fundamental e médio, 147 professores e 123 famílias. São apresentadas as percepções dos participantes quanto à existência de agressões verbais, ameaças, agressões físicas, assédio sexual, danificação do patrimônio escolar, uso e tráfico de drogas,furtos e presença de aluno armado. A presença das práticas violentas no espaço escolar foi investigada nas relações entre alunos, alunos e professores, alunos e funcionários e professores/funcionários e familiares. Os dados analisados destacam a presença significativa de agressão verbal, ameaças, agressões físicas leves e furtos, entre alunos; danificação e furto de materiais e equipamentos da escola e apontam a existência menos frequente de agressões verbais e ameaças entre alunos e professores. Os resultados da pesquisa possibilitam identificar a necessidade de realização de pesquisas complementares para investigar singularidades presentes em cada escola, no que diz respeito às violências mapeadas. Podem ser utilizados, ainda,como dispositivos de intervenção do psicólogo na escola, para mobilizar os diferentes atores e contribuir para a reflexão de questões que atravessam a comunidade escolar, como o desafio de construir relações de respeito e cooperação entre os seus membros e de criar dispositivos de socialização e educação que contemplem outros modos de lidar com o conflito.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-11-24
How to Cite
Bonamigo, I. S., Tondin, C. F., Bortolossi, F., Seraglio, K. P., Schott, D. F., & Martinelli, M. (2017). MAPEAMENTO DE PRÁTICAS VIOLENTAS COMO DISPOSITIVO DE INTERVENÇÃO DA PSICOLOGIA NA ESCOLA. Psicologia Argumento, 30(70). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.6139
Issue
Section
Articles
License
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.