Estresse e síndrome de burnout em professores: Prevalência e causas

Authors

  • Alex Andrade Mesquita
  • Dayanna Santos Gomes
  • Juliana Lima Lobato
  • Ludmilla Gondim
  • Simone Batista de Souza

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.31.075.DS05

Keywords:

Estresse, Burnout, Professores

Abstract

Professores mantêm contato direto com o público e muitas vezes trabalham em condições inadequadas, constituindo um grupo de risco sujeito a apresentar alto nível de estresse e burnout. O principal objetivo do estudo foi verificar estresse, burnout e suas causas em um grupo de professores. Os instrumentos utilizados foram o Inventário de Sintomas de Stress Adulto de Lipp (ISSL) e o Maslach Burnout Inventory (MBI), além de uma folha de registro de fatores causadores de estresse. Participaram do estudo 357 professores de Ensino Médio e Fundamental de escolas públicas. Os resultados mostraram que a maior parte dos professores apresenta estresse, porém, em fase de resistência. Os professores, em sua maioria, se consideram altamente realizados com seu trabalho, apesar de apresentarem níveis medianos de exaustão emocional e despersonalização. A causa mais comum de estresse relatado foi indisciplina/ violência dos alunos. Os escores obtidos foram inferiores comparados a estudos anteriores.

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Published

2013-11-24

How to Cite

Mesquita, A. A., Gomes, D. S., Lobato, J. L., Gondim, L., & Batista de Souza, S. (2013). Estresse e síndrome de burnout em professores: Prevalência e causas. Psicologia Argumento, 31(75). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.31.075.DS05

Issue

Section

Dossier