Escola especial: Uma realidade a ser desvendada
Keywords:
Educação especial. Aprendizagem. Inclusão. Inteligências.Abstract
Partindo dos estudos de Sternberg, com a Teoria Triárquica, e de Gardner, das Inteligências Múltiplas, que integram muito bem os dados disponíveis no campo da inteligência, desenvolveu-se uma pesquisa com o objetivo de identificar, na educação especial, o uso das habilidades cognitivas que envolvem a inteligência analítica. A necessidade da implantação deste projeto de pesquisa surgiu após a aplicação de um projeto piloto que visou a implementar o uso das oito inteligências na aprendizagem acadêmica, envolvendo a inteligência prática. Esta pesquisa ocorreu em uma escola especial (Escola de Educação EspecialProfessora Roza Bini de Oliveira) em Almirante Tamandaré, PR, cujo público-alvo foi composto de 16 alunos que apresentaram por escrito uma indicação de necessidades especiais, por parte de um especialista em educação especial ou outro profissional apto a realizar essa indicação. São alunos com necessidades especiais moderadas, do sexo masculino e feminino, de qualquer cor e com nível socioeconômico baixo. Esta atividade consistiu em aplicar individualmente várias questões que contemplavam as diversas habilidades do processo de metacomponentes de planejamento da inteligência analítica relacionando-os comos oito sistemas inteligentes. A experiência mostrou que esses alunos aprendem por condicionamento e que essas aprendizagens estão ligadas a situações e vivências de atividades de rotina. Percebe-se que a capacidade de analisar e solucionar, por condicionamento, questões que se encontram fora das aprendizagens anteriormente adquiridas não foi possível, mostrando que os alunos não conseguiram integrar as capacidades práticas com as capacidades analíticas, pois o condicionamento mostrou ser pontual, nãopropiciando a generalização.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-11-24
How to Cite
Carvalho da Veiga, E., Senger Netto, A. C., Olenik da Cruz, A., Koehler, R., & Schwartzbach, W. (2017). Escola especial: Uma realidade a ser desvendada. Psicologia Argumento, 29(65). Retrieved from https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/20221
Issue
Section
Articles
License
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.