A INSERÇÃO E A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO PSICÓLOGO NO CAMPO DAS POLÍTICAS SOCIAIS NO RIO GRANDE DO NORTE

Authors

  • Pablo de Sousa Seixas
  • Oswaldo Hajime Yamamoto

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.6135

Keywords:

Psicologia. Exercício profissional. Política social.

Abstract

O objetivo do presente estudo foi investigar a inserção e a atuação profissional do psicólogo no campo das políticas sociais no Rio Grande do Norte. Um questionário composto de quatro partes(dados gerais, formação acadêmica, formação complementar e exercício profissional) foi aplicado em 294 psicólogos inscritos no CRP-17. Os resultados mostram uma inserção significativa do psicólogo no campo das políticas sociais (41%). As características sociodemográficas dos psicólogos não diferem das apresentadas pela literatura: mulheres, jovens, advindas de família com faixa renda de sete a 15 salários mínimos. A maior parte é graduada em instituições públicas e faz especialização na área clínica. Os profissionais estudados aparentam estar em piores condições de trabalho, se comparado com o resto da categoria. Os psicólogos que atuam em instituições de Assistência Social são aqueles que apresentam o maior grau de precarização no trabalho. As atividades desenvolvidas não apresentam novidade, com consolidação de práticas conservadoras ao invés de inovações efetivas, corroborando o questionamento à profissão de não contemplar demandas apresentadas ao profissional de Psicologia no campo das políticas sociais. Com este cenário de reprodução de valores liberais, confirmam-se os padrões clássicos de atuação e difunde-se uma prática a política e acrítica. Reitera-se a importância de estudos críticos, que organize metas para a categoria, com intuito de transformações políticas que contemplem o cenário atual.

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Published

2017-11-24

How to Cite

de Sousa Seixas, P., & Hajime Yamamoto, O. (2017). A INSERÇÃO E A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO PSICÓLOGO NO CAMPO DAS POLÍTICAS SOCIAIS NO RIO GRANDE DO NORTE. Psicologia Argumento, 30(70). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.6135

Issue

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Articles