SEMELHANÇAS E DISSONÂNCIAS EM ESPAÇOS DE ENSINAR E APRENDER

Authors

  • Eliane Regina Pereira Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Neiva de Assis Federal Catarinense, São Francisco do Sul
  • Andrea Vieira Zanella Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Kátia Maheirie Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.078.DS04

Keywords:

Ações complementares à escola. Relações de ensinar-aprender. Potência de ação.

Abstract

Este texto se propõe a fazer dialogar duas pesquisas que investigaram ações complementares ao ensino regular, de modo a dar visibilidade às semelhanças e às dissonâncias entre ONG e circo-escola. Ambas as pesquisas investigaram os sentidos produzidos por jovens sobre as atividades desenvolvidas para além dos muros escolares, dentro de serviços de ações complementares à escola. Tendo como referência as contribuições de Vygotsky e autores do círculo de Bakhtin, enfocamos neste texto a dimensão dos sujeitos que participam das ações complementares, as experiências tal como vivenciadas nessas atividades e os sentidos que jovens produzem sobre elas. Por meio de entrevistas com os jovens aprendizes e observações no cotidiano dessas ações, destacamos as relações nesses espaços mediadas pela afetividade e pelo aumento da potência de ser. Movimento afetivo-volitivo que permitiu aos aprendizes e jovens irem além de si mesmos, além do que estava posto, instituído. A relação entre educadores e jovens aprendizes mediou o aprender e necessariamente constituiu e constitui sujeitos que se fazem permanentemente aprendizes. Consideramos, à guisa de conclusão, ONG e circo-escola como espaços de potência para a criação e a recriação das relações de ensinar e aprender, fundamentalmente em virtude do modo como as linguagens artísticas são ali trabalhadas.

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Published

2017-11-24

How to Cite

Pereira, E. R., de Assis, N., Zanella, A. V., & Maheirie, K. (2017). SEMELHANÇAS E DISSONÂNCIAS EM ESPAÇOS DE ENSINAR E APRENDER. Psicologia Argumento, 32(78). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.078.DS04

Issue

Section

Dossier