PRECONCEITO E ATITUDES EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Authors

  • José Leon Crochík LaEP
  • Marian Dias Ferrari LaEP
  • Roberto Romeiro Hryniewicz LaEP
  • Otávio Nascimento de Barros LaEP
  • Rafael Baioni do Nascimento LaEP

Keywords:

Educação Inclusiva, Licenciatura, Preconceito, Ideologia

Abstract

Este artigo estuda a atitude de alunos de Licenciatura a respeito da educação integrada/inclusiva. Parte da hipótese que o preconceito e a ideologia são fatores que impõem obstáculos à implantação e ao desenvolvimento dessa forma de educação. Foram aplicadas para 149 estudantes de Licenciatura das áreas de Humanas, Exatas e Biológicas na cidade de São Paulo, as escalas de Manifestação de Preconceito, de Atitudes a respeito da Educação Inclusiva, de Ideologia da Racionalidade Tecnológica e a Escala F, esta de Adorno et al. (1950). Com relação à educação integrada/inclusiva, os três grupos não diferiram significantemente entre si, demonstrando uma tendência levemente favorável - ainda que com restrições – a essa forma de educação. As correlações obtidas entre os escores dessas escalas indicaram que há diferenças entre os motivos que levam aos posicionamentos dos alunos de Exatas, Humanas e Biológicas frente a essa modalidade de educação; nos alunos de Exatas, o preconceito é a variável mais importante entre as avaliadas; nos alunos de Biológicas, a ideologia da racionalidade tecnológica e a adesão implícita ao fascismo, avaliada pela escala F, são as variáveis mais associadas com a rejeição à educação inclusiva. Tais dados indicam que a questão da educação integrada/inclusiva deve ser abordada de modos diferentes nas Licenciaturas, de acordo com as carreiras, uma vez que a concordância ou não com esse tipo de educação está ligada a distintos fatores em cada uma delas.

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Published

2017-11-01

How to Cite

Crochík, J. L., Ferrari, M. D., Hryniewicz, R. R., Barros, O. N. de, & Nascimento, R. B. do. (2017). PRECONCEITO E ATITUDES EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Psicologia Argumento, 24(46), 55–70. Retrieved from https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/20117

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