A QUEIXA ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE O ATENDIMENTO PSICOLÓGICO

Authors

  • Danilly Rafaelly Martins Cruz
  • Lucivanda Cavalcante Borges

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.7583

Keywords:

Educação, Psicologia escolar, Aprendizagem, Atuação profissional

Abstract

Historicamente, a atuação do psicólogo na escola é caracterizada por uma prática diagnóstica, em que são utilizados testes ou laudos com o objetivo de identificar os principais aspectos relacionados ao fracasso escolar e, consequentemente, emitir um parecer sobre os alunos avaliados. Consequentemente, na maioria dos casos, os alunos ou seus familiares eram considerados os únicos responsáveis pelo não aprendizado e passavam a vivenciar a exclusão. Este estudo teve como objetivo conhecer o modelo de atuação dos psicólogos que atendem crianças com dificuldades no processo de escolarização. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, com um roteiro semiestruturado e o uso de um gravador. Foram entrevistados oito sujeitos, deinstituições públicas de Petrolina (PE), sendo seis psicólogos e dois estagiários de Psicologia. Constatou-se que a maioria dos profissionais realiza uma avaliação breve da criança e a encaminha para exames e consultas médicas, ou emitem laudos psicológicos. Boa parte dos sujeitos relatou não realizar qualquer tipo de intervenção nesses casos, e quando necessário, realizam apenas psicoterapia.

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Published

2017-11-24

How to Cite

Rafaelly Martins Cruz, D., & Cavalcante Borges, L. (2017). A QUEIXA ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE O ATENDIMENTO PSICOLÓGICO. Psicologia Argumento, 31(72). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.7583

Issue

Section

Dossier