PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL: QUE CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PODE DAR À PRÁXIS DO PSICÓLOGO COMUNITÁRIO?

Authors

  • Verônica Morais Ximenesa
  • João Paulo Pereira Barros

Keywords:

Perspectiva histórico-cultural. Psicologia comunitária. Práxis do psicólogo social.

Abstract

Este artigo objetiva apontar em que aspectos as nuanças teórico-metodológicas da perspectiva históricocultural, desenvolvida por Lev Vigotski e seus legatários, podem reverberar na práxis do psicólogo comunitário e contribuir com o seu aprimoramento. Para tanto, são enfocados os seguintes pontos do pensamento vigotskiano: a constituição social das funções psicológicas propriamente humanas, o conceito de mediação semiótica, o método genético de investigação, a mútua implicação entre aprendizagem e desenvolvimento, bem como o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal. Conclui-se, então, que a perspectiva históricocultural amplia o campo de inteligibilidade sobre a complexidade das interações sociais e pode favorecer com que as reflexões sobre os processos psicossociais em comunidades superem a dicotomia entre “social” e “individual”, rechacem perspectivas essencialistas e individualizantes, bem como enfatizem os devires das
interações existentes nas tessituras comunitárias. Denota-se ainda que algumas características do método investigativo de Vigotski são profícuas também à psicologia comunitária, pela ênfase no estudo de processos e relações, pelo destaque às trocas e colaborações existentes entre atores sociais heterogêneos e pela possibilidade de interligar a análise microgenética ao acompanhamento de atividades comunitárias. Com efeito, defende-se, por fim, a ideia de que as nuanças conceituais e metodológicas relativas à Perspectiva Histórico-Cultural tornam mais consistentes a práxis do psicólogo comunitário, visto que, nesta, mormente, são preconizadas situações dialógicas de interação social e a edificação conjunta de conhecimento.

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Published

2017-11-10

How to Cite

Ximenesa, V. M., & Barros, J. P. P. (2017). PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL: QUE CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PODE DAR À PRÁXIS DO PSICÓLOGO COMUNITÁRIO?. Psicologia Argumento, 27(56). Retrieved from https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/19975

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