IMPLICAÇÕES DO CONCEITO DE CIDADANIA DE PROFESSORES SOBRE COMPORTAMENTOS PRÓ-ÉTICOS DE ESTUDANTES

Authors

  • Maria Ferreira (UNESP)
  • Kester Carrara

Keywords:

Cidadania. Comportamentos pró-sociais. Análise do comportamento.

Abstract

Referir-se à cidadania apenas como aquisição de direitos é restringir o termo a uma compreensão
simplista, já que esse conceito também implica práticas culturais complexas e aspectos políticos e
filosóficos importantes da participação social. Na perspectiva da Análise do Comportamento, para
que práticas culturais se modifiquem, buscando o bem da cultura e sua sobrevivência, comportamentos
pró-éticos e pró-sociais precisam ser instalados e mantidos. A escola, além de priorizar a difusão do
conhecimento, também é responsável por promover mudanças éticas socialmente relevantes,
favorecendo o desenvolvimento integral do indivíduo e da comunidade. Nesse sentido, a educação
cidadã se faz presente como forma de resgatar a cidadania, via participação social e, de uma forma
mais abrangente, defender o “bem da cultura”. Levando em consideração o fato de que
comportamentos pró-éticos e pró-sociais são, em última instância, comportamentos socialmente
habilidosos, esta pesquisa buscou identificar, em contexto escolar, qual o conceito de cidadania para
docentes do ensino fundamental que passaram por um processo de capacitação em habilidades
sociais em comparação com professores que não passaram por tal processo. Os resultados, nos
quais aparece significativa valorização da participação para o grupo que passou pela capacitação,
descrevem diferenças no conceito de cidadania para os dois grupos de professores.

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Published

2017-11-10

How to Cite

Ferreira, M., & Carrara, K. (2017). IMPLICAÇÕES DO CONCEITO DE CIDADANIA DE PROFESSORES SOBRE COMPORTAMENTOS PRÓ-ÉTICOS DE ESTUDANTES. Psicologia Argumento, 27(58), 219–229. Retrieved from https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/19931

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