SELEÇÃO POR COMPETÊNCIA: FICÇÃO OU POSSIBILIDADE?

Authors

  • Francinaldo do Monte Pinto
  • Gabrielle Bezerra Gomes

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.7468

Keywords:

Seleção. Atração. Modelo de competências.

Abstract

Este estudo, de natureza bibliográfica, analisa o processo de seleção por competências, amplamente difundido como nova modalidade de gestão de pessoas nas organizações de trabalho.Busca-se conhecer as técnicas utilizadas nesse tipo de seleção, que começa pelo recrutamento/atração de pessoas, com o intuito de expor o seu diferencial em relação aos processos seletivos tradicionais. Observa-se que a necessidade de acompanhar as mudanças ocorridas no mundo do trabalho acarreta inúmeras exigências – agilidade, inovação, criatividade, efetividade de resultados– aos trabalhadores e ao modo de selecioná-los. Na revisão de literatura, que trata do tema da seleção por competência, não foram encontrados resultados significativos em termos de inovação ou mudança em relação ao modelo tradicional de selecionar pessoas. Verificamos duas concepções de modelos de competências que versam sobre este tema. De um lado, encontra-se um grupo vinculado à área de gestão de pessoas, que defende/m o modelo de seleção por competências a partir do antigo trinômio, outrora utilizado na clássica administração de recursos humanos (ARH), de avaliação de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA), como requisitos fundamentais que credenciam um profissional a exercer uma determinada função ou cargo. De outro, uma corrente de pensadores que caracteriza/m a competência como um retorno do trabalho ao trabalhador. Nessa segunda concepção, destacam-se os conceitos de entrega,responsabilidade, iniciativa e autonomia. Conclui-se, portanto, não haver um modelo geral para esse “novo” tipo de seleção, embora se apresente uma perspectiva de mapeamento de competências que considera interesses do trabalhador à missão estratégica da organização.

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Published

2017-11-24

How to Cite

do Monte Pinto, F., & Bezerra Gomes, G. (2017). SELEÇÃO POR COMPETÊNCIA: FICÇÃO OU POSSIBILIDADE?. Psicologia Argumento, 30(71). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.7468

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