ÉTICA NA PESQUISA COM SUJEITOS HUMANOS: Aspectos a destacar para investigadores iniciantes

Authors

  • Ana Paula Araújo de Freitas
  • Nicia Luíza Duarte da Silveira

Keywords:

Ética, Pesquisa, Pesquisadores iniciantes.

Abstract

A ética é um tema bastante suscitado em discussões sobre a atuação profissional bem como as questões
envolvendo a cidadania. Atualmente essa discussão estende-se às pesquisas científicas e em especial às
realizadas com sujeitos humanos. A literatura pertinente coloca que, para responder sua questão primordial,
o pesquisador deve dar garantia total aos seus sujeitos para que estes não sofram qualquer tipo de
constrangimento. A presente investigação teve por objetivo verificar o que é relevante em pesquisas
realizadas na área da Psicologia. Para tal, foram entrevistados nove professores pesquisadores do
departamento em questão, usando-se um roteiro para entrevista com quatro questões orientadoras. As
respostas obtidas apontam unanimidade a cerca de princípios éticos básicos e indicam que entre os
principais aspectos apontados estão o sigilo das informações; o consentimento livre e informado; a
devolução da pesquisa e a divulgação das informações e dos dados encontrados. Outro destaque deve
ser feito à indicação de que os códigos de ética disponíveis são bastante genéricos, como a Resolução
196, e pouco específicos em relação à pesquisa psicológica, bem como claros para o pesquisador
experiente e pouco esclarecedor para os inexperientes. Estes resultados confirmam a importância de
conscientizar os profissionais da área da Psicologia, bem como os estudantes da área, para o papel da
ética, não só na pesquisa, mas como subsídio às relações diárias das pessoas.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-11-01

How to Cite

de Freitas, A. P. A., & da Silveira, N. L. D. (2017). ÉTICA NA PESQUISA COM SUJEITOS HUMANOS: Aspectos a destacar para investigadores iniciantes. Psicologia Argumento, 26(52), 35–46. Retrieved from https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/19843

Issue

Section

Articles