Humilhação social no cotidiano de estudantes adolescentes do interior do Tocantins

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.43.122.AO06

Resumo

Esta pesquisa analisou manifestações de humilhação social no cotidiano de adolescentes. Tratase de um estudo qualitativo apoiado em técnicas etnográficas, realizado em uma escola pública de um município do interior do estado do Tocantins. O público-alvo foi composto por 12 estudantes com idades entre 14 e 16 anos (M = 14,85, DP = 0,67) - cinco do gênero feminino e sete do gênero masculino -, matriculados no 9º ano do ensino fundamental, ofertado na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Professores, gestores, a psicóloga e a assistente social da escola participaram da etapa de observação e contribuíram com relatos em conversas informais. O método incluiu entrevistas semiestruturadas, intervenção em grupo e observações direta e participante. As transcrições das entrevistas e os diários de campo foram submetidos à Análise de Conteúdo, resultando nas seguintes categorias temáticas: (1) desigualdade social, violência e humilhação social, (2) humilhação social e suas manifestações subjetivas, (3) escola e humilhação social: articulações e enfrentamentos. A humilhação social foi entendida como um fenômeno resultante das contradições da organização social e da produção capitalista. A escola e outros espaços cotidianos, como o bairro, emergiram como contextos onde poder e dominação intensificam as desigualdades sociais. Frequentemente, a população local vivencia situações de humilhação, que se manifestam em agressividade, violência, angústia, medo, ausência de perspectivas e sensação de desamparo. O enfrentamento dessa humilhação requer espaços de participação coletiva, acesso a direitos básicos e possibilidades de resistência à opressão vivenciada pelos adolescentes e demais membros da comunidade.
Palavras-chave: Humilhação Social; Adolescente; Psicologia Social; Etnografia.

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Biografia do Autor

Luana Bogo Monteiro da Silva, Prefeitura Municipal de Palmas

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Tocantins. Psicóloga vinculada ao Centro de Atenção Psicossocial Infantil - CAPSi.

Ladislau Ribeiro do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Bacharel e licenciado em psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Atua como professor no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde (PPGECS) e no Curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordena o projeto de extensão, intitulado, Oficinas de Orientação Profissional para Jovens Estudantes da Rede Pública de Ensino. Desenvolve pesquisas na interface Psicologia/Educação. Principais temas: práticas escolares e produção de subjetividade; relações étnicas e raciais na interface psicologia/educação; intervenções psicossociais em contextos escolares; processos de inclusão e de exclusão escolar.

Yasmin Coelho dos Santos Parreão, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda vinculada ao Programa de Ensino em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Tocantins (PPGECS-UFT). Graduada em Psicologia (2017-2022) pela mesma instituição. Psicóloga da educação básica na Secretaria Estadual de Educação do Tocantins.

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Publicado

2025-09-23

Como Citar

Bogo Monteiro da Silva, L., Ribeiro do Nascimento, L., & Coelho dos Santos Parreão, Y. (2025). Humilhação social no cotidiano de estudantes adolescentes do interior do Tocantins. Psicologia Argumento, 43(122). https://doi.org/10.7213/psicolargum.43.122.AO06