Humilhação social no cotidiano de estudantes adolescentes do interior do Tocantins
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.43.122.AO06Resumo
Esta pesquisa analisou manifestações de humilhação social no cotidiano de adolescentes. Tratase de um estudo qualitativo apoiado em técnicas etnográficas, realizado em uma escola pública de um município do interior do estado do Tocantins. O público-alvo foi composto por 12 estudantes com idades entre 14 e 16 anos (M = 14,85, DP = 0,67) - cinco do gênero feminino e sete do gênero masculino -, matriculados no 9º ano do ensino fundamental, ofertado na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Professores, gestores, a psicóloga e a assistente social da escola participaram da etapa de observação e contribuíram com relatos em conversas informais. O método incluiu entrevistas semiestruturadas, intervenção em grupo e observações direta e participante. As transcrições das entrevistas e os diários de campo foram submetidos à Análise de Conteúdo, resultando nas seguintes categorias temáticas: (1) desigualdade social, violência e humilhação social, (2) humilhação social e suas manifestações subjetivas, (3) escola e humilhação social: articulações e enfrentamentos. A humilhação social foi entendida como um fenômeno resultante das contradições da organização social e da produção capitalista. A escola e outros espaços cotidianos, como o bairro, emergiram como contextos onde poder e dominação intensificam as desigualdades sociais. Frequentemente, a população local vivencia situações de humilhação, que se manifestam em agressividade, violência, angústia, medo, ausência de perspectivas e sensação de desamparo. O enfrentamento dessa humilhação requer espaços de participação coletiva, acesso a direitos básicos e possibilidades de resistência à opressão vivenciada pelos adolescentes e demais membros da comunidade.
Palavras-chave: Humilhação Social; Adolescente; Psicologia Social; Etnografia.
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