Plantão psicológico em uma delegacia de defesa da mulher: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.43.121.AO04

Resumo

A violência contra as mulheres corresponde a um problema de saúde pública e de direitos humanos, sendo as delegacias de defesa da mulher fundamentais para identificação e acolhimento dos casos. Dada a relevância do tema, este artigo consiste em um relato de experiência referente ao estágio supervisionado em saúde de um curso de Psicologia, desenvolvido por estudantes do último ano, em uma Delegacia de Defesa da Mulher. O objetivo do estágio foi disponibilizar atendimento, por meio do plantão psicológico, para mulheres, vítimas de violência ou em situação de risco, que buscavam os serviços da instituição de segurança. A partir da vivência dos estudantes de Psicologia nas intervenções realizadas, frente aos desafios e potencialidades verificados, observou-se a necessidade do aprimoramento e avanço dessa área de atuação do psicólogo. Desse modo, a institucionalização da proposta de estágio viabilizou o acesso das vítimas ao atendimento psicológico emergencial, contribuindo com o desenvolvimento de redes de proteção às mulheres em situação de violência. Ademais, observou-se a importância de aperfeiçoar a percepção dos profissionais que atuam nesse contexto no que se refere a compreender a relevância do acolhimento psicológico como ferramenta para promover proteção, atenção e cuidado à mulher vítima de violência.

Palavras-chaves:  violência contra as mulheres; violação de direitos humanos; violência de gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Calixto dos Santos, Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL

Psicóloga graduada pela Universidade Metodista de Piracicaba, Mestra e Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica de Campinas com ênfase em Avaliação Psicológica, Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress - IPCS e Especialista em Desenvolvimento do Potencial Humano nas Organizações pela PUC-Campinas. Foi colaboradora do LAMP - Laboratório de Avaliação e Medidas Psicológicas da PUCCAMP no grupo de pesquisa Avaliação Psicológica do Potencial Humano. Atualmente é parecerista ad hoc do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI). Tem experiência em Psicologia Clínica e Avaliação Psicológica no atendimento de crianças, adolescentes e adultos. Atualmente é coordenadora e professora do curso de Psicologia do Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL.

Downloads

Publicado

2025-05-12

Como Citar

Aghazarian de Oliveira, D., Calixto dos Santos, M., & Fregonezi Forti, M. (2025). Plantão psicológico em uma delegacia de defesa da mulher: relato de experiência. Psicologia Argumento, 43(121). https://doi.org/10.7213/psicolargum.43.121.AO04