Avaliação do coping parental em condições clínicas infantis: uma revisão de escopo na perspectiva motivacional
uma revisão de escopo na perspectiva motivacional
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.43.121.AO11Resumo
Com o objetivo de identificar, características metodológicas dos instrumentos baseados na Teoria Motivacional do Coping (Motivational Theory of Coping - MTC), de E. Skinner e colaboradores, visando mensurar o enfrentamento parental da doença crônica e outras condições clínicas infantis, nos estudos empíricos nacionais, foi realizada revisão de escopo, guiada pelas recomendações do Joanna Briggs Institute e do PRISMA Extension for Scoping Reviews. Empregou-se uma estratégia de busca utilizando os seguintes descritores e termos não padronizados: “coping, "estratégias de enfrentamento", “enfrentamento”, "adaptação psicológica", “pais”, “mães”, “filhos”, “crianças” e "Teoria Motivacional do Coping", nas bases de dados Index Psi Periódicos, Lilacs, SciELO e na literatura cinzenta. Os critérios de elegibilidade incluíram estudos empíricos nacionais, em inglês, português ou espanhol, disponibilizados na íntegra, on-line, com acesso livre, sem limite temporal, com exclusão de estudos teóricos e duplicados. Os dados foram analisados e sintetizados quantitativa e qualitativamente. A amostra final foi composta por 10 estudos. Os resultados indicaram que as publicações incluídas foram desenvolvidas entre 2013 a 2021, com prevalência nos Programas de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-Campinas e UFES. Verificou-se que os instrumentos de coping utilizados não são padronizados, sendo a escala MTC-12 a mais aplicada; predominantemente, as mães eram as participantes, lidando com diversos estressores relacionados à saúde dos filhos. Esta revisão identificou que o campo de estudo do coping carece de instrumentos padronizados para sua mensuração na amostra considerada. A construção de um instrumento de medida nacional para esse público-alvo, sob a perspectiva motivacional, poderá contribuir no preenchimento dessa lacuna.
Palavras-chave: Estudos de validação; Doença Crônica; Criança; Pais; Teoria Motivacional do Coping.
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