Avaliação do coping parental em condições clínicas infantis: uma revisão de escopo na perspectiva motivacional

uma revisão de escopo na perspectiva motivacional

Autores

  • Regina Lúcia Souza Universidade Federal do Espírito Santo
  • Kely Maria de Sousa Pereira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Fabiana Pinheiro Ramos Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.43.121.AO11

Resumo

Com o objetivo de identificar, características metodológicas dos instrumentos baseados na Teoria Motivacional do Coping (Motivational Theory of Coping - MTC), de E. Skinner e colaboradores, visando mensurar o enfrentamento parental da doença crônica e outras condições clínicas infantis, nos estudos empíricos nacionais, foi realizada revisão de escopo, guiada pelas recomendações do Joanna Briggs Institute e do PRISMA Extension for Scoping Reviews. Empregou-se uma estratégia de busca utilizando os seguintes descritores e termos não padronizados: “coping, "estratégias de enfrentamento", “enfrentamento”, "adaptação psicológica", “pais”, “mães”, “filhos”, “crianças” e "Teoria Motivacional do Coping", nas bases de dados Index Psi Periódicos, Lilacs, SciELO e na literatura cinzenta. Os critérios de elegibilidade incluíram estudos empíricos nacionais, em inglês, português ou espanhol, disponibilizados na íntegra, on-line, com acesso livre, sem limite temporal, com exclusão de estudos teóricos e duplicados. Os dados foram analisados e sintetizados quantitativa e qualitativamente. A amostra final foi composta por 10 estudos. Os resultados indicaram que as publicações incluídas foram desenvolvidas entre 2013 a 2021, com prevalência nos Programas de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-Campinas e UFES. Verificou-se que os instrumentos de coping utilizados não são padronizados, sendo a escala MTC-12 a mais aplicada; predominantemente, as mães eram as participantes, lidando com diversos estressores relacionados à saúde dos filhos. Esta revisão identificou que o campo de estudo do coping carece de instrumentos padronizados para sua mensuração na amostra considerada. A construção de um instrumento de medida nacional para esse público-alvo, sob a perspectiva motivacional, poderá contribuir no preenchimento dessa lacuna.

Palavras-chave: Estudos de validação; Doença Crônica; Criança; Pais; Teoria Motivacional do Coping.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kely Maria de Sousa Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGP/UFES). Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento (DPSD), Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Fabiana Pinheiro Ramos, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGP/UFES). Departamento de Psicologia (DPSI), Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Downloads

Publicado

2025-05-12

Como Citar

Souza, R. L., Pereira, K. M. de S., & Ramos, F. P. (2025). Avaliação do coping parental em condições clínicas infantis: uma revisão de escopo na perspectiva motivacional: uma revisão de escopo na perspectiva motivacional. Psicologia Argumento, 43(121). https://doi.org/10.7213/psicolargum.43.121.AO11