Sofrer além do corpo: o sofrimento ético-político na vivência LGBTQIA+

the ethical-political suffering in the LGBTQIA+ experience

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.41.115.AO09

Resumo

Esta pesquisa qualitativa exploratória teve como objetivo discutir as influências do sofrimento ético-político nas experiências da população LGBTQIA+. A investigação ocorreu por meio de um questionário on-line, no qual foram obtidos 38 participantes, predominantemente mulheres cisgênero e pessoas bissexuais, com idades entre 23 e 27 anos. Assim, identificaram-se diversas formas de violência que afetam a vivência LGBTQIA+, destacando-se a violência psicológica como a mais vivenciada. As formas de violência expostas contribuem para a manifestação do sofrimento ético-político, o qual é intensificado pelas interseccionalidades e se expressa principalmente por meio repressão de desejos e afetos em diversos contextos, assim como pela repressão de circular entre os espaços livremente. Portanto, a saúde mental da população LGBTQIA+ é amplamente afetada pelas injustiças sociais enfrentadas, resultando em ideações suicidas e sofrimentos ético-político. Essas descobertas evidenciam a importância de realizar pesquisas-ação sobre a temática abordada e atuar no enfrentamento à LGBTfobia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marieli Mezari Vitali, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Psicologia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. Mestranda em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina.

Laila Vefago de Souza, Faculdades ESUCRI

Psicóloga formada pelas Faculdades ESUCRI.

Downloads

Publicado

2023-12-02

Como Citar

Vitali, M. M., & Vefago de Souza, L. (2023). Sofrer além do corpo: o sofrimento ético-político na vivência LGBTQIA+: the ethical-political suffering in the LGBTQIA+ experience. Psicologia Argumento, 41(115). https://doi.org/10.7213/psicolargum.41.115.AO09