Desenvolvimento e evidências de validade baseadas no conteúdo de escala de otimismo para adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.42.116.AO01

Resumo

O otimismo disposicional se refere às crenças de resultados futuros positivos. Essa característica se mostra importante ao longo da vida, em especial na adolescência, tendo em vista que o otimismo pode contribuir significativamente para o desenvolvimento positivo de adolescentes, prevenção de doenças, promoção de saúde e bem-estar. Embora relevante, não foram identificados instrumentos desenvolvidos especificamente para avaliar esse construto em adolescentes brasileiros. Com isso, objetivou-se construir e avaliar as evidências de validade baseadas no conteúdo de uma Escala de Otimismo para adolescentes. Para tal, foram realizados três estudos. O primeiro consistiu no processo de construção da medida, composta inicialmente por 60 itens. O segundo avaliou evidências de validade do conteúdo junto ao público-alvo em estudo piloto. O terceiro estudo analisou o conteúdo dos itens a partir da avaliação de juízes. Do estudo piloto, participaram oito adolescentes, sendo um menino e sete meninas, de 14 (n = 5) e 19 anos (n = 3). Da análise de juízes, participaram ao todo sete especialistas. Como resultados, após o estudo piloto, foram eliminados 18 itens, restando 42 itens, os quais foram analisados posteriormente pelos juízes. Por sua vez, os juízes avaliaram que 35 itens dos 42, mostraram-se pertinentes ao modelo proposto. Conclui-se que o conteúdo dos itens da escala está adequado ao modelo que ela pretende avaliar. Sugere-se que novos estudos sejam realizados a fim de avaliar outros tipos de evidências de validade da escala, para que ela amplamente ser utilizada para uso profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Nakano, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-02-27

Como Citar

Santos-Vitti, L., & Nakano, T. (2024). Desenvolvimento e evidências de validade baseadas no conteúdo de escala de otimismo para adolescentes. Psicologia Argumento, 42(116). https://doi.org/10.7213/psicolargum.42.116.AO01