Escala autoperceção da flexibilidade cognitiva (EFC): validação para o contexto brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.41.115.AO05

Resumo

O presente estudo teve como objetivo realizar a validação do instrumento Escala Autopercecção da Flexibilidade Cognitiva (EFC) em uma amostra de estudantes universitários brasileiros. O estudo foi constituído pelas seguintes etapas: tradução, retrotradução (tradução reversa – Backtranslation), revisão por comitê de especialistas, estudo-piloto e verificação dos parâmetros psicométricos por meio de dois estudos. Deste modo no Estudo 1 foi realizada Análise Fatorial Exploratória, com amostra de 200 participantes de instituição pública com idades entre 18 e 35 anos (M = 22,99; DP = 4,96) e no Estudo 2 Análise Confirmatória dos dados obtidos da amostra de 200 participantes de instituição privada com idades entre 18 a 35 anos (M = 20,84; DP = 5,66). A EFC apresentou estrutura adequada para uso no contexto brasileiro, com estrutura bifatorial (fator 1: dimensão estratégias funcionais e fator 2: dimensão percepção das situações) e índices gerais de consistência interna adequados (α = 0,80 e ω= 0,81). Os resultados evidenciaram satisfatórios índices de ajuste, confirmando a estrutura bifatorial [CFI = 0,90, TLI = 0,88, RMSEA = 0,06] com cargas fatoriais variando de 0,383 a 0,752 no fator 1 e de 0,372 a 0,533 no fator 2, para o total de 10 itens ao final das análises. Considera-se que os objetivos propostos foram alcançados, oferecendo uma medida com extensas evidências de validade, de rápida e fácil aplicação, fato que poderá viabilizar sua inserção em estudos futuros, contribuindo para avanços no conhecimento científico relacionado a instrumentos que avaliem a flexibilidade cognitiva.  Palavras-chave: Flexibilidade Cognitiva; Estudantes Universitários; Instrumento;

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Biografia do Autor

Ana Raquel de Oliveira, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Professora adjunta no Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, na Universidade Federal do Delta do Parnaíba, vinculada a linha de pesquisa: Processos psicossociais e sua avaliação em diferentes contextos.

Thayro Andrade Carvalho, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Professor da Universidade Federal do Piauí, Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI)pesquisador  na área de avaliação psicológica e psicometria.

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Publicado

2023-12-02

Como Citar

Dias Gomes, S. R., de Oliveira, A. R., & Andrade Carvalho, T. (2023). Escala autoperceção da flexibilidade cognitiva (EFC): validação para o contexto brasileiro. Psicologia Argumento, 41(115). https://doi.org/10.7213/psicolargum.41.115.AO05