Mídias digitais na primeira infância: uma análise qualitativa e longitudinal dos fundamentos das práticas maternas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.42.116.AO05

Resumo

Na primeira infância, os cuidadores exercem um papel essencial na relação que as crianças estabelecem com as mídias digitais, mas ainda é necessário compreender melhor onde baseiam suas práticas relacionadas a esse tópico. O objetivo deste estudo longitudinal foi analisar os fundamentos especificamente das práticas maternas relativas às mídias digitais, suas estabilidades e mudanças ao longo da primeira infância, antes e durante a pandemia por COVID-19. Participaram 22 mães com filhos entre cinco e 33 meses de idade na primeira etapa da coleta de dados (pré-pandemia) e entre 32 e 60 meses na segunda fase (durante a pandemia). A partir de análise temática reflexiva de entrevistas semiestruturadas sobre o uso de mídias digitais na família, foram construídos quatro temas que descrevem e interpretam os fundamentos das práticas maternas: Informações sobre uso de mídias digitais na infância, Busca por alternativas às mídias digitais, Reações e comportamentos do bebê/criança e Vivências da própria infância. Ainda que esses fundamentos tenham se mantido os mesmos nas duas etapas, foram observadas algumas alterações nas práticas maternas, relacionadas ao desenvolvimento infantil e a mudanças nas provisões ambientais ocorridas na pandemia. Os resultados sugerem que as práticas maternas relacionadas às mídias digitais são construídas em um processo autoral, ativo e dinâmico. As implicações práticas do estudo incluem aprimorar o suporte individualizado às mães por profissionais de saúde e escolas, fortalecer a rede de apoio no cuidado à criança e ampliar as opções de lazer das famílias.

Palavras-chave: cuidados parentais; desenvolvimento infantil; mídias digitais; pandemia por COVID-19

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Martins Marques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Psicologia (UFRGS), Mestre em Psicologia (UFRGS), Especialista em Psicoterapia Psicanalítica (Fundação Universitária Mário Martins), Psicóloga (UFRGS). Psicóloga da UFRGS.

Giana Bitencourt Frizzo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Associada do Instituto de Psicologia e do Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista Produtividade CNPq.

Pós-doutora em Psicologia (UFRGS), Doutora em Psicologia (UFRGS), Mestre em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS), Especialista em Psicologia de Casal e Família (Instituto da Família de Porto Alegre), Psicóloga (UFSM).

 

Downloads

Publicado

2024-02-27

Como Citar

Martins Marques, F., & Bitencourt Frizzo, G. (2024). Mídias digitais na primeira infância: uma análise qualitativa e longitudinal dos fundamentos das práticas maternas. Psicologia Argumento, 42(116). https://doi.org/10.7213/psicolargum.42.116.AO05